Foto: Luci Sallum/PMC
O Caminhão Museu, que conta a história da Independência do Brasil com uma nova perspectiva que destaca o papel das mulheres e os importantes fatos pelo país, chegou à Contagem nesta terça-feira (14) e ficará até quinta-feira (16), às 17h. Visita gratuita.
O Projeto de República da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, foi desenvolvido em parceria com o Senado Federal, para comemorar o bicentenário da Independência do Brasil, celebrado em 2022.
A coordenadora geral do Projeto República, a educadora e pesquisadora da UFMG, Heloísa Starling, disse que o Caminhão Museu da UFMG viaja o Brasil inteiro e chegou em Contagem.
“O caminhão é igual a um transformer, abre e se transforma numa exposição que conta a história da Independência do Brasil. Temos sala de imersão visual, história em quadrinho, gira gira e filme de animação. É possível conhecer a história das províncias do Brasil, de costas para o Ipiranga, mas de frente para o Brasil”, afirmou Starling.

O projeto conta ainda com a participação ativa dos professores da Rede Municipal de Educação e Fundação de Ensino de Contagem - Funec.
“A inclusão dos professores de Contagem no projeto foi muito bacana. É inovador, nunca vi nada semelhante e vou indicar para colegas do interior”, ressaltou a professora Leontina Santos.
Caminhão Museu
A exposição da independência no Caminhão Museu já passou por diferentes capitais. Estreou em Brasília, foi para Prados/MG, Complexo da Maré, no Rio de Janeiro, São Paulo/SP, Salvador/BA, Recife/PE e, agora, Contagem.
Serviço
O Caminhão Museu da UFMG está aberto à visitação pública até o dia 16 de fevereiro, na praça da Jabuticaba, na sede do município.
Programação:
14/02 - terça-feira - 13h às 21h
15/02 - quarta-feira - 13h às 21h
16/02 - quinta-feira - 9h às 17h
O site “Itinerários Virtuais da Independência” pode ser acessado para ter informações da localização do Caminhão Museu.