Data de publicação: 23-07-2024 20:05:00 - Última alteração: 29-07-2024 18:46:43

Entre a Pele e a Palavra, performance de Combate à Violência Contra a Mulher

Jornal Diário de Contagem On-Line
Foto: Rosana Braga

A intervenção artística, que visa encorajar mulheres vítimas de violência a buscarem ajuda e denunciarem agressores, será sábado (27), na Praça da Glória, em Contagem. Será o terceiro e último ato da performance de Eugênia França.

A intervenção envolve a renomada artista plástica carimbando metros de tecido branco com 30 QR Codes, que direcionam o público a diversas interfaces de contestação, como pinturas, cartas e relatos de mulheres que sofreram violência.

Trajetória

O primeiro ato foi realizado nos pés da Matriz de São Gonçalo, também em Contagem, Eugênia já carimbou cerca de 40 metros de tecido. No dia 27, a artista começará a usar roupas confeccionadas com partes desse tecido carimbado e continuará vestindo essas peças por 365 dias. 

"No dia da performance, eu já estarei usando uma roupa confeccionada por esse tecido e, pouco antes do início, vou andar pelas ruas do bairro instigando a curiosidade das pessoas e questioná-las um pouco", revela Eugênia.

"Entre a Pele e a Palavra" tem circulado na cidade desde maio, com intervenções no Centro de Contagem e em Nova Contagem. Eugênia destaca a receptividade positiva do público. 

"As pessoas não estão habituadas com performances, mas foi interessante ver como muitas se aproximaram e se interessaram. A troca foi muito boa, e também ouvi relatos e experiências de pessoas que venceram essa barreira", reflete a artista.

Durante a performance, Eugênia distribuirá cartões-postais com imagens das pinturas da série "Em Nome das Rosas" e com o QR Code da videoarte "Entre a Pele e a Palavra". 

Esses cartões contêm informações sobre locais de atendimento à mulher vítima de violência e podem ser enviados anonimamente às vítimas por pessoas próximas.

A performance

Contemplada no edital Movimenta Multilinguagens, do Fundo Municipal de Incentivo à Cultura de Contagem, a performance é um desdobramento das pesquisas de Eugênia França, que em 2020 apresentou uma série de 250 pinturas retratando mulheres vítimas de violência. 

A inspiração veio após a notícia de que uma amiga havia sido agredida pelo marido. A partit daí, a performance já foi realizada internacionalmente, incluindo locais como Indonésia, Nova Zelândia, Austrália, e também no Museu da Loucura em Barbacena.


A artista

Eugênia França, nascida em Patos de Minas (MG), é graduada em Artes Plásticas pela Escola Guignard (UEMG) e em Serviço Social pela PUC Minas. 

Com exposições individuais e coletivas em diversos países, Eugênia também é autora do livro "Nós Outros e Eu Mesma: Transformar o Barro em Cerâmica Expressiva para Refletir Sobre as Relações Humanas na Sociedade Contemporânea", lançado em 2016, e vencedora do prêmio PIPA Online em 2022.

Serviço:

Performance: "Entre a Pele e a Palavra"

Sábado (27), entre 9 às 17h
Praça Nossa Senhora da Glória, Eldorado, Contagem
Mais informações: @eugeniafrancaart 
Evento gratuito

Fonte: Assessoria de imprensa
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br