Data de publicação: 25-07-2024 20:06:00 - Última alteração: 25-07-2024 20:22:47

Festival da Onça promove transformação e cultura em BH

Centro de Integração Empresa Escola de Minas Gerais -  CIEE
Foto: Lucas Bois / Divulgação

De 3 a 10 de agosto, o Festival da Onça promove mutirão e programação cultural em torno do Ribeirão da Onça, envolvendo os bairros Novo Aarão Reis, Novo Tupi e Ribeiro de Abreu. Evento gratuito.

O Festival da Onça busca revitalizar e celebrar o Ribeirão da Onça em Belo Horizonte, com o objetivo de transformar espaços urbanos degradados em áreas de lazer e cultura, com a participação ativa da comunidade e de coletivos de arquitetura.

Transformações no Ribeirão da Onça:

Mirante da Cachoeira - Bairro Novo Aarão Reis

No Bairro Novo Aarão Reis, em frente à maior cachoeira dentro de uma capital brasileira, o coletivo AMARRA desenvolveu um projeto para construir um mobiliário multiuso. O espaço inclui um mirante, área de lazer e brinquedo, além de murais artísticos feitos por artistas locais, numa vista deslumbrante da cachoeira de 31 metros.

Campinho do Conjunto CBTU - Bairro Novo Tupi

No campo de futebol do Conjunto Habitacional CBTU, o coletivo Oficina Pele vai instalar bancos de pedra e barro, brinquedos de madeira, um pergolado, uma pista de caminhada e uma horta comunitária. Tudo com a colaboração com a comunidade local.

Região da Areia Branca - Bairro Ribeiro de Abreu

Na junção dos Ribeirões Izidora e da Onça, onde se forma uma praia de areia branca, a Equipe Tuná vai construir mobiliário em bioconstrução, espaços para capoeira, escalada e um parquinho infantil. O projeto também foi desenvolvido por meio de oficinas com os moradores.


História

A região do Ribeirão da Onça já foi um local de águas límpidas, praias de água doce e uma cachoeira majestosa. Mas a poluição e a falta de saneamento adequado degradaram esse patrimônio. 

Desde 2017, a Escola de Arquitetura da UFMG, em parceria com o Conselho Comunitário Unidos pelo Ribeiro de Abreu (Comupra), a Companhia Urbanizadora e de Habitação de Belo Horizonte (Urbel) e o Projeto Manuelzão, realiza mutirões para transformar áreas degradadas em espaços de lazer.

Programação cultural

O Festival da Onça oferece uma semana de atividades culturais, esportivas e educativas, com shows, intervenções artísticas, ações de mobilidade urbana e feiras. 
A programação envolve moradores dos bairros ao redor do Ribeirão da Onça e outras regiões da cidade, para reforçar a importância de valorizar e preservar esse patrimônio natural.


Serviço
 
Festival da Onça 
De 3 a 10 de agosto
Bairros Novo Aarão Reis, Novo Tupi e Ribeiro de Abreu. 
Evento gratuito
Mais informações no site festivaldaonca.com.br ou no Instagram @festivaldaonca 

Fonte: Assessoria de imprensa
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br