Foto: Cadastro Nacional de Crianças e Adolescentes desaparecidos/Reprodução Internet
Nesta terça-feira (30) é celebrado o Dia Internacional dos Desaparecidos em atenção às pessoas que somem por diversos motivos, como, por exemplo, por separação na infância, por fugir de casa ou serem forçados a sair, por sequestros, por serem presas e até mesmo por perderem o contato com os parentes.
Quem souber de pessoas desaparecidas pode utilizar o Disque 100 (Direitos Humanos). Por meio do canal é possível informar o desaparecimento ou mesmo prestar informações sobre a localização de alguém.
As informações são enviadas para os órgãos competentes tomarem as devidas providências de cada caso. A ligação é gratuita, o atendimento do Disque 100 funciona integralmente – 24h por dia – e a identificação não é obrigatória.
Crianças e adolescentes
Outro exemplo da luta pelas pessoas desaparecidas é o site do Cadastro Nacional de Crianças e Adolescentes desaparecidos, Criado em 2009, por meio da Lei n° 12.127.
De acordo com os dados do Cadastro, há, atualmente, 370 cadastros em 20 estados brasileiros. Do total, há 89 registros em Minas Gerais, que correspondem a crianças entre 2 e 18 anos, sendo 43 meninos e 43 meninas. Destes, apenas um foi encontrado.