A apresentação e a discussão sobre o emprego da tecnologia assistiva na educação inclusiva para pessoas com necessidades especiais foram a pauta central de mais uma palestra realizada pelo Grupo de Apoio a Pais e Familiares de Autistas (A+ Contagem).
O evento marcou a abertura da semana da pessoa com deficiência, na tarde do último sábado (17), na sede da Ordem dos Advogados do Brasil no município, e contou com a presença de cerca de 200 pessoas.
Definida como um “arsenal de recursos, serviços e adaptações”, a tecnologia assistiva visa a minimizar as dificuldades que a pessoa com deficiência apresenta no dia a dia, seja na vida pessoal, nas atividades escolares ou na profissão.
Impacto
Durante o evento, foram apresentadas desde soluções simples, como a adaptação de um lápis de escrever, até recursos de informática e aplicativos de comunicação.
“A palestra foi de grande importância para a população, pois clareou aspectos ligados à Lei Brasileira de Inclusão, alertando as famílias e as instituições escolares sobre o direito das pessoas com deficiência no âmbito educacional”, avaliou Cristina Silveira, uma das palestrantes.
Entre os pais que estiveram presentes, a palestra também teve boa repercussão. “A realização de eventos em que se busca informar e educar as pessoas a interagir com as diversas formas de deficiência é fundamental para a construção de uma sociedade mais igualitária e inclusiva”, disse o defensor público Luís Renato Braga Arêas Pinheiro, pai de um menino autista de três anos e meio.