Foto: Nova Faculdade/Divulgação
A campanha Outubro Rosa, que chama a atenção para a importância de prevenir, diagnosticar e tratar o câncer de mama em todo o Brasil, foi lembrada, também, por alunos e professores do curso de Enfermagem da Nova Faculdade, em Contagem.
Uma palestra realizada na última quinta-feira (27), no campus da instituição, ministrada pela oncologista Camila Martins Fonseca Gallizzi, do Oncocentro Belo Horizonte, alertou para os riscos da doença e destacou cuidados a serem tomados.
“A prevenção é de extrema importância. Um terço dos casos pode ser evitado com hábitos saudáveis”, afirmou a médica.
Segundo ela, o câncer, de maneira geral, é um problema de saúde pública mundial. Estima-se que, até 2017, cerca de 600 mil novos casos da doença sejam diagnosticados no país. Dentre as principais causas estão tabagismo, má alimentação, irradiação, poluição, fatores hormonais, exposição a substâncias químicas, além de fatores hereditários, idade e sexo.
Alerta
De acordo com Camila, para as mulheres, a mamografia anual é recomendada a partir dos 40 anos. Outro aliado das pacientes é o autoexame das mamas, que pode antecipar a percepção de um nódulo.
“Em caso de dúvidas, procurar o médico é o melhor caminho para prevenir o câncer. Todos precisam se cuidar para reduzir os fatores de risco”, disse.