Data de publicação: 10-01-2017 18:05:00

Folia de Reis de Contagem homenageia Zé Goiano

Nova Faculdade
Fotos: Robson Rodrigues

Galeria de fotos 

A 35ª edição do Encontro de Folia de Reis do bairro Industrial, realizada no último domingo (8), na Escola Municipal Maria do Amparo, marcou a primeira realização do evento após a morte do idealizador da festa popular na cidade.

José Darci Justiniano de Carvalho, mais conhecido como Zé Goiano, faleceu em 5 de fevereiro de 2016. Desde 1982, ele organizava e apresentava a festa. No ano passado e neste ano, Zé Goiano foi representado pelo filho, Alanir Donizete de Carvalho, o Zé Goianinho.

Segundo ele, é uma honra continuar a obra do pai. ”É com muita dificuldade e dor no coração que realizamos a festa deste ano. Hoje, fazemos um tributo ao Zé Goiano graças à colaboração dos amigos dos cerca de 20 grupos que participam do encontro. Continuar com a festa foi o último pedido do meu pai e vou continuar enquanto tiver saúde, depois passo para os meus filhos continuarem”, explicou Goianinho, emocionado. 

O encontro dos grupos de Folia de Reis de Contagem faz parte do calendário oficial do município e todos os anos grupos tradicionais de várias partes de Minas e de fora do Estado comparecem para festejar os reis magos Baltazar, Belchior e Gaspar.

O prefeito de Contagem, Alex de Freitas, o deputado estadual e secretário estadual de Turismo, Ricardo Faria, e a secretária de Direitos Humanos e Cidadania de Contagem, Luzia Ferreira, representaram os governos municipal e estadual na festa.

Luzia disse que foi a primeira vez que participou da festa de Contagem, mas que já conhecia a tradição. “A Folia de Reis faz parte da nossa cultura. Quem não tem passado não tem futuro. É muito importante, é uma tradição popular e o poder público precisa ajudar para que ela possa continuar”, enfatizou.

A festa começou às 10 horas e seguiu durante o dia. À noite, foi encerrada com um grande baile de forró, que atraiu moradores de toda a região.

História
 
Os reis Baltazar, Belchior e Gaspar, que foram guiados pela estrela de Belém até o menino Jesus, são os personagens centrais dessa festa, trazida de Portugal pelos colonos. A comemoração era semelhante à portuguesa, pelo menos até o século XVIII, com trocas de presentes na véspera do Dia de Reis, comemorado em 6 de janeiro.
 
Com o tempo, a Folia de Reis adquiriu traços mais populares e se misturou a novos elementos, como o candomblé, no Rio de Janeiro, ou às congadas, em Alagoas. Atualmente, ela constitui um auto, no qual são dramatizadas as passagens bíblicas do nascimento de Cristo, da visitação dos reis magos e da fuga da sagrada família para o Egito.
 
Acompanham os foliões tambores, cavaquinhos e pandeiros. A Folia de Reis é comemorada, principalmente, em pequenas cidades do interior de Minas Gerais, São Paulo e no Nordeste.

Links relacionados:

Folia de Reis de Contagem, tradição passada de pai para filho

Nota de falecimento de Zé Goiano
 
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br