Data de publicação: 18-01-2017 14:43:00

Minas registra 22 mortes prováveis por febre amarela

Jornal Diário de Contagem On-Line
Foto: Google Street View
 
Até a última terça-feira (17), Minas Gerais somava 184 casos suspeitos de febre amarela notificados, 37 deles considerados prováveis (cujos exames laboratoriais tiveram reagentes para a doença, mas ainda demandam investigação), conforme boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-MG).
 
Até o momento, 53 mortes tiveram notificação (22 considerados prováveis da doença). As mortes suspeitas ocorreram em Ladainha (8), Piedade de Caratinga (4), Ipanema (2), Malacacheta (2), Imbé de Minas (1), Ubaporanga (1), São Sebastião do Maranhão (1), Itambacuri (1), Poté (1) e Setubinha (1), de acordo com a SES-MG.
 
A febre amarela é causada por um vírus da família Flaviviridae e ocorre em alguns países da América do Sul, da América Central e da África. No meio rural e silvestre, é transmitida pelo mosquito Haemagogus. Já em área urbana, o vetor é o Aedes aegypti, o mesmo da dengue, zika e febre chikungunya.
 
Aedes aegypti
 
Na próxima quinta-feira (19), a Secretaria Municipal de Saúde de Contagem vai lançar a campanha FaxinAção, de combate ao mosquito. O evento de lançamento será realizado às 9h, na Praça Iria Diniz (foto), no Eldorado.
 
De acordo com a prefeitura, “a campanha está sendo lançada em caráter emergencial por causa do resultado do último Levantamento Rápido de Índice de Infestação do Aedes aegypti (Liraa) feito pela equipe de Controle de Zoonoses da secretaria. Contagem apresenta risco médio de infestação do mosquito em 2017. A Regional Ressaca é a mais vulnerável, seguida pela Nacional, Vargem das Flores e Riacho”.
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br