Data de publicação: 01-02-2017 17:38:00

Minas tem 126 casos confirmados de febre amarela

Jornal Diário de Contagem On-Line
Foto: Reprodução Internet
 
Minas Gerais registrou, até a última terça-feira (31), 739 notificações de casos de febre amarela. Desse total, 126 tiveram confirmação para a doença e apenas 29 foram descartados. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), a maioria dos casos registrou início dos sintomas de 8 a 14 de janeiro.
 
Ainda segundo a SES, são considerados pacientes confirmados aqueles que apresentaram exame laboratorial detectável para a febre amarela e não detectável para dengue, histórico vacinal (não vacinado ou com vacinação ignorada), sinais e sintomas compatíveis com a definição de caso e exames complementares que caracterizam disfunção renal/hepática.
 
Conforme divulgado no boletim epidemiológico da secretaria, Ladainha, no Vale do Mucuri, é o município mineiro com mais confirmações (19). Já Caratinga, no Vale do Rio Doce, tem o maio número de suspeitas (112).
 
Até o momento, 44 mortes tiveram confirmação para a doença no Estado. Outros 116 óbitos permanecem como suspeitos.
 
Em Contagem
 
A Secretaria Municipal de Saúde de Contagem informou, nesta quarta-feira (1º), que o município recebeu, no mês passado, 32 mil doses da vacina contra febre amarela da SES, quantidade considerada insuficiente, diante da atual demanda.
 
A pasta informou que solicitou reforço e que deverá receber mais 10 mil doses até a próxima quinta-feira (2). A Divisão Epidemiológica Municipal ressaltou, no entanto, que Contagem não está na área de surto da doença e que não registrou nenhum caso até o momento.
 
No último dia 25, um macaco morto foi encontrado na região do Petrolândia. O animal foi encaminhado para o laboratório central da Zoonoses em Belo Horizonte e amostras colhidas no primata foram enviadas ao Instituto Evandro Chagas, no Pará, para análises.
 
“É importante lembrar que a morte de macacos é algo normal. Ele não é um transmissor da doença. É fundamental aguardar os exames que definirão o que causou a morte”, destaca a epidemiologista Maria Helena Moraes.
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br