Foto: Agência Brasil
Proprietários que ainda não pagaram a primeira parcela do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2017 – vencida no mês passado – estão recebendo avisos por mensagens de texto via celular (SMS) da Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais (SEF/MG).
Na última quinta-feira (9), começou a escala de vencimentos da segunda parcela do IPVA, que segue até a próxima quarta-feira (15), de acordo com o final da placa do veículo.
Segundo a SEF/MG, quem está inadimplente pode quitar o débito da mesma forma: dirigindo-se aos caixas eletrônicos ou aos agentes arrecadadores com o número do Renavam em mãos. A multa e os juros referentes ao atraso serão calculados automaticamente. Outra opção é retirar a guia de recolhimento, já com o valor atualizado, diretamente no site da secretaria.
Ainda conforme informado pela SEF/MG, os SMS foram enviados para mais de 1,28 milhão de contribuintes com débitos acima de R$ 100. Juntos, eles ultrapassam os R$ 660 milhões em inadimplência.
O pagamento do IPVA em atraso gera multa de 0,3% ao dia (até o 30º dia), multa de 20% após o 30º dia e juros (Selic) calculados sobre o valor do imposto ou das parcelas, conforme o caso.
