Data de publicação: 14-02-2017 16:39:00

Iepha-MG lança campanha em defesa de patrimônio no Carnaval

Nova Faculdade
Foto: Reprodução Internet
 
O Carnaval em Minas Gerais é tradicional em cidades históricas, com amplo acervo arquitetônico considerado patrimônio cultural do Estado. A fim de preservar esses bens e conscientizar os foliões sobre a importância deles, o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG) lançou uma campanha nas mídias digitais (exemplo abaixo).
 
“Ao promover uma campanha com este formato queremos reforçar que os espaços urbanos, compostos por edificações históricas, podem receber eventos como o Carnaval desde que as pessoas ocupem de forma consciente os lugares”, diz a presidente do Iepha-MG, Michele Arroyo.
 
O instituto enviou a 11 prefeituras de municípios com núcleos protegidos por tombamento estadual um documento com instruções específicas. Caberá aos agentes públicos responsáveis pela folia nessas localidades apresentar um projeto do evento que não ameace a integridade das construções históricas.
 
Os demais municípios mineiros serão orientados pelo Iepha-MG a instalar barracas, palcos, arquibancadas, caixas de som, telões e equipamentos em geral distantes dos bens culturais e da rede elétrica; instalar banheiro químicos em locais adequados e afastados das fachadas dos imóveis e monumentos culturais; orientar os trajetos de trios elétricos e carros alegóricos para que não provoquem danos ao patrimônio; e realizar campanhas educativas para a preservação do patrimônio cultural.


Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br