Foto: Léo Lara / Universo Produções
Os interessados em participar das oficinas gratuitas podem se inscrever até o dia 05 de janeiro pelo site oficial do evento. São 225 vagas em 10 modalidades de oficinas que acontecem de 19 a 27 de janeiro de 2018.
Todos os anos a Mostra de Tiradentes promove a formação e capacitação técnica voltada ao mercado de cinema e ainda oferece oportunidades para nova geração de atores e realizadores.
A oficina de “Realização em Curta Digital” ou Oficina do Bigode (apelido do instrutor, o cineasta Luiz Carlos Lacerda) é uma das mais concorridas. Nessa oficina, o aluno faz parte de uma equipe que tem a oportunidade de fazer um curta-metragem, aprendendo todas as etapas da produção no processo. São 35 vagas, a partir de 18 anos.
Para os interessados na arte da interpretação, a oficina “Atuação no cinema realista”, com Renan Rovida, estimula a vivacidade nas atuações em cinema e qualifica a apreciação e as práticas artísticas de atores e atrizes.
Já a oficina “Direção de Atores”, com Eduardo Bordinhon, terá foco no desenvolvimento da relação entre diretores e atores na realização de um filme e a oficina “Do Ator ao Personagem – A produção de elenco no audiovisual”, ministrada por Alessandra Tosi, abordará o processo de pesquisa e produção de elenco em uma obra audiovisual, no contexto do mercado atual.
As oficinas “Elaboração e financiamento de projetos audiovisuais”, com Guilherme Fiúza Zenha e Júlia Nogueira; e “Introdução a projetos audiovisuais multiplataformas” com Gustavo Padovani, são mais voltadas para o mercado de cinema.
Em 2018, a Mostra Tiradentes oferece quatro opções de oficinas para o público infantojuvenil. O diretor de cinema, tv e webséries Guto Aeraphe, vai ministrar duas atividades:
A “Caixa Criativa dos Escritores”, para jovens de 17 a 20 anos, interessados em potencializar a criação de histórias que envolvam uma estrutura dramática, como romances, peças teatrais, roteiros para tv e cinema, etc.
A oficina “Dramaturgia em 360 Graus – O desafio da narrativa em todas as direções” será voltada para jovens a partir de 15 anos, a atividade abordará conceitos técnicos e teóricos para a construção, produção e gravação de vídeos em 360 graus, em que o espectador é levado ao centro da ação dramática.
Para quem tem uma ideia na cabeça e gostaria de transformá-la em um filme de ação, a pedida é a oficina “Por trás da câmera”, com Anna Rosaura Trancoso e Claudio Keim Doreto, onde os participantes vão vivenciar todo o processo de produção, desde o roteiro até a finalização.
Mas para a turminha entre 12 a 14 anos, a dica é a oficina “Cinema eArtes Plásticas – Histórias de Sombras”, com a artista plástica Daniela Penna. A garotada poderá soltar a imaginação e criar histórias a partir da construção de teatro de sombras.
Fonte: Assessoria Universo Produções