Data de publicação: 28-01-2018 17:55:00

Constantes fugas de presos da Nelson Hungria preocupam

Centro de Integração Empresa Escola de Minas Gerais -  CIEE
Foto: Google Maps

Segundo a Secretaria de Estado de Administração Prisional (SEAP-MG), oito presos fugiram no último sábado (27). Mas, de acordo com informações atualizadas, pode chegar a 12 o número de foragidos. A prisão de segurança máxima instalada em Contagem é considerada a mais segura de Minas Gerais. As fugas frequentes, no entanto, colocam em dúvida o sistema prisional do Estado.

Em 19 de dezembro de 2017, três detentos fugiram da Nelson Hungria usando a “Teresa”, uma corda improvisada com lençóis. Dessa vez ainda não se sabe como eles escaparam. Vídeos e áudios continuam sendo postados de dentro da prisão e circulam pelo WhatApp.

De acordo com os detentos, as fugas estão acontecendo desde a última quarta-feira (24), sem que os agentes penitenciários percebessem. Ainda segundo eles, há dias falta água na cadeia para beber, para o banho e para lavar as celas. Eles alertam que se o fornecimento de água não for normalizado, ônibus e imóveis poderão ser incendiados. 

Os últimos foragidos cumpriam pena em celas da ala oito, do anexo três da penitenciária. Conforme informado pela SEAP-MG, dentre os foragidos está Felipe Souza da Cruz, o Jiraya, que teria envolvimento com o PCC, facção criminosa de São Paulo. Felipe usava uma espada ninja para torturar e matar rivais do tráfico de drogas.

Fugiram também Flávio Augusto Fialho da Silva Coelho, Bruno Gustavo Gomes da Paixão, José Fábio Félix Barbosa, Adriano Ferreira de Souza, Cristiano Medeiros Graciano, Fábio Fernandes da Silva e Weverton Araújo da Silva.

Insegurança

O Sistema Penitenciário Nelson Hungria dispensou em 2017 cerca de 200 agentes penitenciários. A categoria afirma que os internos só não fogem em massa porque querem cumprir as respectivas penas. Caso contrário, já teriam fugido, porque a quantidade de agentes não garante a segurança da cadeia. 

O secretário de administração prisional, Francisco Kupidlowski, afirmou, em nota, que determinou uma apuração rígida sobre as fugas e a suspensão das visitas neste domingo (28) no anexo três, onde aconteceu a fuga e onde as câmeras não estão funcionando.

Links relacionados

Foragido da Nelson Hungria é preso após explodir caixas eletrônicos

Visitas voltam a ser permitidas na penitenciária Nelson Hungria

Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br