Data de publicação: 27-02-2018 17:37:00

Minas tem 11 pacientes vacinados com febre amarela

Jornal Diário de Contagem On-Line
Foto: Robson Rodrigues/Arquivo
 
Onze pessoas vacinadas contra febre amarela tiveram resultados de exames positivos para febre amarela, em Minas Gerais. A informação foi confirmada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) nesta terça-feira (27).
 
Segundo a pasta, os pacientes “permanecem em investigação para levantamento de informações clínicas e epidemiológicas fundamentais para a conclusão dos casos”. Eles têm de sete a 47 anos e a maior parte (63,7%) é do sexo masculino. Conforme divulgado pela SES-MG, todos receberam uma dose da vacina dos nove meses aos 44 anos de idade.
 
A secretaria informou, ainda, que uma comissão formada junto ao Ministério da Saúde investiga as suspeitas de febre amarela com histórico de vacinação prévia no Estado.
 
“Cabe ressaltar que a eficácia da vacina é de 95% a 98%, sendo considerada altamente eficaz e segura na prevenção da transmissão do vírus. Como medida adicional, para a população mais exposta à circulação do vírus, recomenda-se também a utilização de repelente como medida de proteção individual”, ressaltou a pasta.
 
Sem confirmação
 
Na internet, circulam informações sobre um médico, professor da Universidade Federal de Minas Gerais, que estaria com a doença apesar de ter sido vacinado. Ele está internado no hospital Felício Rocho, em Belo Horizonte, e precisou ser submetido a um transplante de fígado. A SES-MG, no entanto, não confirma o histórico de vacinação dele.
 
“Até o momento não foi apresentada comprovação de histórico vacinal para a vacina contra a febre amarela, assim, portanto, o paciente não é considerado vacinado contra a doença e não consta nos 11 casos de pessoas vacinadas que tiveram a doença”, diz a nota publicada pela secretaria nesta terça-feira.
 
A suspeita é de que o médico tenha sido infectado em Caeté, na região metropolitana de BH. Desde julho do ano passado, 264 casos da doença foram confirmados em Minas – dos quais 96 resultaram em morte – e outros 589 continuam sendo investigados.
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br