Foto: Elias Ramos/Divulgação
O anúncio da parceria entre a Prefeitura de Contagem e a Hyperloop Transportation Technologies foi feito na última sexta-feira (6), no Centro de Memória do Trabalhador da Indústria, onde a startup multinacional deverá funcionar.
Instalada em Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos), Los Angeles (Estados Unidos) e Toulouse (França), a Hyperloop escolheu Contagem para iniciar o projeto no Brasil por ser uma cidade cortada por várias rodovias e pela intenção do governo em investir em empresas de alta tecnologia.
A Prefeitura disponibilizou o espaço de 22 mil metros quadrados com 4 mil metros quadrados de área construída do Centro de Memória do Trabalhador da Indústria para instalar o Centro Global de Inovação e Logística da startup, que será o quarto polo de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D) do mundo.

Foto: Elias Ramos
O prefeito de Contagem, Alex de Freitas (PSDB), e o presidente e co-fundador da Hyperloop, Bibop Gresta, assinaram um protocolo de intenção firmando a parceria.
Será o único centro de pesquisas dedicado ao desenvolvimento da tecnologia para o transporte de passageiros e cargas por meio de cápsulas que se movem dentro de tubos metálicos com ar de baixa pressão.
O governo de Minas Gerais, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais, a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial, também é parceiro do empreendimento.
Investimentos
De acordo com a Prefeitura de Contagem, a parceria público-privada receberá investimentos de aproximadamente R$ 26 milhões na primeira fase do projeto. Os recursos devem vir da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes), da Hyperloop e de outros investidores privados.
Transferência de tecnologias
Segundo o prefeito Alex de Freitas, o compartilhamento do conhecimento com os estudantes e instituições de ensino do município vai acontecer com a chegada da Hyperloop à cidade.
“Propondo a fazer uma revolução na área de transportes tanto de passageiros como de carga, estamos atraindo grandes investimentos e os efeitos disso serão muito positivos para a geração de riqueza e conhecimento e para a autoestima da população”, disse Freitas.
Polo de inovação
De acordo com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, existe um planejamento para desenvolver projetos e receber empresas de alta tecnologia, que não poluem, na Regional Vargem das Flores. Será um polo de inovação e de referência nacional.
Por meio da Lei de Incentivo à Inovação, a prefeitura pretende criar cursos técnicos na Fundação de Ensino de Contagem para atender à demanda de empresas de tecnologia formando mão de obras qualificadas.