Foto: Robson Rodrigues/Contagem TV
Na sessão plenária da última terça-feira (26), na Câmara Municipal de Contagem, o vereador Alex Chiodi (SD) pediu à Mesa Diretora para debater mais os projetos de leis que afetam os trabalhadores antes de serem votados.
Os textos enviados pelo poder Executivo pretendem alterar o estatuto e a previdência dos servidores públicos do município. O parlamentar quer que a presidência do Legislativo contagense promova discussões com todos os vereadores e com representantes da categoria.
"Precisamos fazer um amplo debate com os servidores, que serão os principais afetados. Vão mexer nos diretos dos trabalhadores, então, antes de votar os projetos, precisamos entender quais serão os impactos", afirmou Chiodi.
Segundo o vereador, somente após debater com os servidores será possível levantar as demandas deles e levá-las ao Executivo. "Não podemos, principalmente neste momento que se fala em Reforma da Previdência, permitir que sejam aprovados projetos que tragam perdas para os servidores".
Ainda de acordo com Chiodi, "os grandes responsáveis pelo rombo na Previdência são privilégios que não estão sendo cortados pela reforma. Não é o trabalhador que ficou 35 anos trabalhando para receber o salário mínimo que está desfalcando a Previdência Social. Não podem, agora, simplesmente aumentar o tempo de trabalho para se aposentar".
Alex Chiodi finalizou lembrando que Contagem foi um dos municípios pioneiros ao acabar com a aposentadoria especial para vereadores. Segundo ele, desde 1990 os parlamentares de Contagem se aposentam pelo Regime Geral da Previdência, com o teto do INSS.
"Não é assim em todos os municípios nem no Congresso Nacional. Quem aguenta pagar esta conta e ainda manter a máquina funcionando? Não podemos aceitar que o trabalhador pague", completou o vereador.