Data de publicação: 24-10-2019 12:20:00 - Última alteração: 24-10-2019 13:13:09

Ministério Público tenta acordo sobre mudança do Camelódromo do Eldorado

Jornal Diário de Contagem On-Line
Foto: Fabíola Sanches/ALMG
 
Representantes do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) participarão de uma reunião na Promotoria de Justiça de Contagem, na próxima quarta-feira (30), às 15h, para discutirem a situação do Camelódromo do Eldorado. A informação foi passada pelo promotor Leonardo Moreira Alves, que esteve presente em uma audiência pública sobre o tema realizada na Assembleia Legislativa (ALMG) na última quarta-feira (23).
 
De acordo com Alves, a proposta da reunião será “tentar algum tipo de acordo antes de se chegar à judicialização do caso”.
 
A audiência foi promovida pela Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização da ALMG, e contou com a participação de dezenas de feirantes e de representantes da Prefeitura de Contagem (PMC). O objetivo era mediar o conflito entre as duas partes, já que existe um projeto de retirada do camelódromo da rua Portugal, onde ele funciona desde 1991.
 
A área faz parte de um projeto urbanístico do Sistema Integrado de Mobilidade (SIM), o que implica a remoção dos expositores. Segundo eles, se concretizada, a medida vai desalojar 200 feirantes e prejudicar mais de mil trabalhadores diretos e 2 mil indiretos.
 
“Nós cabemos no projeto, podemos ser incluídos. Todos sabem que a feira é tradicional e cultural, ela é de todos. A população e a Câmara Municipal de Contagem entenderam que é um patrimônio da cidade”, afirmou o representante da Associação dos Barraqueiros do Camelódromo, Jefferson Pereira dos Reis.
 
Sem recuos
 
Também presente na audiência pública, o secretário municipal de Governo, Paulo César Funghi Alberto, garantiu que o Executivo contagense está aberto a negociações com a categoria, mas a decisão já está tomada.
 
“Há um projeto pronto faz um ano e o financiamento [US$ 42 milhões] foi assinado hoje [quarta-feira]. É uma proposta de mobilidade e melhoria urbana que vai beneficiar toda a cidade. O processo de licitação da obra está em curso. A prefeitura enviou para a Associação dos Barraqueiros uma proposta para realocar os camelôs, numa espécie de shopping popular em área central de Contagem”, disse Alberto.
 
Os feirantes, no entanto, negaram ter conhecimento da proposta e ressaltaram que preferem permanecer no local em que estão instalados há quase três décadas.
 
Mediação
 
A audiência pública foi requerida pela deputada Marília Campos (PT) – ex-prefeita de Contagem – e pelo deputado Professor Irineu (PSL) – ex-vereador do município. Ambos enfatizaram a importância do diálogo e da consideração pelos profissionais. A presidente da comissão, deputada Rosângela Reis (Pode), concordou.
 
“O projeto ainda está no papel, portanto, é possível mudar e incluir as pessoas. É preciso colocar vidas em primeiro lugar. A cidade não pode vir antes, são as pessoas que fazem as cidades. Gestor público tem que ter sensibilidade”, avaliou Rosângela.
 
Impasse
 
Tanto a permanência quanto a retirada do Camelódromo do Eldorado do atual endereço esbarram em uma questão polêmica: o direito de posse sobre a área. Segundo o advogado da Associação dos Barraqueiros, Adriano Oliveira, o espaço nunca pertenceu ao município e apenas os feirantes vêm exercendo a posse do terreno de 4 mil metros nos últimos 28 anos.
 
No entanto, o procurador-geral do município, Carlos Eduardo Araújo de Carvalho, refutou a afirmação de Oliveira e assegurou que a área pertencia a uma empresa (Compax) e que ela transferiu a posse para o município, depois de uma negociação.
 
Por fim, a Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização da ALMG aprovou uma série de requerimentos para que sejam tomadas providências em relação ao imbróglio entre a PMC e os camelôs. Entre eles está um pedido para que a prefeitura envie ao Legislativo estadual cópias do comprovante legal de posse da área do camelódromo e do projeto urbanístico que pretende executar no local.
 
A comissão também apresentou uma solicitação formal para que não seja iniciada qualquer ação antes de se viabilizar um processo de negociação com os atingidos.

Matéria relacionada
Prefeitura de Contagem contrata crédito de US$ 42 milhões
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br