Data de publicação: 03-02-2020 16:01:00 - Última alteração: 03-02-2020 16:01:35

Governo de Minas estuda benefícios para comerciantes impactados pela chuva

Jornal Diário de Contagem On-Line
Foto: Pedro Gontijo/Imprensa MG
 
Medidas de apoio aos pequenos empresários prejudicados pelas consequências das fortes chuvas que atingiram Minas Gerais neste ano estão sendo analisadas pelo Governo do Estado, conforme foi informado nesta segunda-feira (3) pelo governador Romeu Zema (Novo).
 
Segundo o chefe do Executivo estadual, já foi solicitado à União – responsável pela arrecadação do Sistema Simples – uma avaliação da possibilidade de postergação do pagamento. “Lembrando que não será estendido a todos, somente àqueles que tiveram algum dano”, destacou Zema.
 
Ele esteve reunido com representantes de entidades do comércio na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Belo Horizonte, na manhã desta segunda-feira, junto ao presidente da instituição, Marcelo de Souza Silva.
 
O governador afirmou também que o governo está estudando o que poderá ser feito em relação ao recolhimento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). “Não temos como retirar, mas temos como prolongar o pagamento, o que não deixa de dar um alento a esses empresários que foram afetados. Ainda estamos analisando que o BDMG [Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais] – e também solicitamos ao Banco do Brasil e à Caixa – disponibilize algumas linhas de crédito com prazo e carência maiores para que esses empreendedores tenham condições de repor aquilo que foi perdido”.
 
Outras medidas
 
Ainda de acordo com Zema, outra possibilidade de auxílio a quem vem sofrendo prejuízos durante o período chuvoso no Estado pode vir da Companhia de Abastecimento de Minas Gerais (Copasa). Pessoas de baixa renda (incluindo os pequenos empresários) poderão ter algum benefício nas tarifas de água.
 
“Vai depender de uma análise do conselho de administração para os que tiveram um gasto adicional com água para poderem limpar as residências e os estabelecimentos. Então, a Copasa está avaliando também uma forma de facilitar a vida dessas pessoas que foram atingidas, lembrando que essa ajuda será dada apenas para aquelas pessoas de baixa renda”, adiantou o governador.
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br