Data de publicação: 04-02-2020 16:29:00 - Última alteração: 04-02-2020 17:27:25

CIEE/MG lança Programa Aprendiz Legal em Contagem

Academia Equilíbrio Funcional
 Diretor-presidente e membro fundador do CIEE/MG, Sebastião Colomarte, durante o lançamento oficial do programa em Contagem

Fotos: Robson Rodrigues
 
Galeria de fotos
 
O Centro de Integração Empresa-Escola de Minas Gerais (CIEE/MG) lançou oficialmente o Programa Aprendiz Legal em Contagem durante uma solenidade realizada na última segunda-feira (3). A iniciativa vai oferecer oportunidades de trabalho aos jovens do município e das imediações.
 
Em parceria com a Fundação Roberto Marinho (FRM) e com a Associação Comercial e Industrial de Contagem (ACIC), o programa pretende ampliar o número de beneficiados de cerca de 900 para 10 mil jovens até 2023.
 
Segundo o diretor-presidente e membro fundador do CIEE/MG, Sebastião Colomarte, as parcerias com instituições representativas e com empresas são fundamentais para o sucesso dos aprendizes.
 
“O nosso grande objetivo é auxiliar os jovens a ingressarem no mercado de trabalho. Além das vagas de estágios que oferecemos em Contagem, passaremos a oferecer vagas para o Programa Aprendiz Legal. São oportunidades que os estudantes têm para praticarem o que aprendem na escola e, no futuro, conquistarem o sonhado primeiro emprego”, enfatizou Colomarte.
 
A supervisora pedagógica do CIEE/MG, Sileni Albina, fez questão de ressaltar que, durante o período de aprendizagem, os jovens têm resguardados todos os direitos trabalhistas e previdenciários.
 
“Os participantes do Programa Aprendiz Legal têm a oportunidade de trabalhar nas empresas parceiras em jornadas que variam de quatro a seis horas diárias, com todos os direitos previstos em lei”, frisou a supervisora.

O CIEE/MG, além da sede em Belo Horizonte, possui polos do programa nas unidades de Sete Lagoas, Montes Claros, Nanuque e CeasaMinas. Varginha será o próximo município a receber a iniciativa.
 
Legislação
 
O Programa Aprendiz Legal oferece aos jovens a oportunidade do primeiro emprego formal. A Lei da Aprendizagem (10.097/2000) determina que as empresas de médio e de grande portes garantam de 5% a 15% das vagas à contratação de pessoas com idades entre 14 e 24 anos na condição de aprendizes.
 
A duração do contrato de trabalho pode ser de até dois anos, quando os jovens são capacitados na instituição de ensino e na empresa.


CIEE/MG - Unidade Regional da Grande BH (Contagem)
Avenida Olímpio Garcia, 430/3º andar - Eldorado
(31) 3395-1446

Link relacionado
CIEE-MG comemora 40 anos
 
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br