Data de publicação: 03-03-2020 18:01:00 - Última alteração: 04-03-2020 16:11:54

Ministério da Saúde atualiza dados do novo coronavírus no Brasil

Jornal Diário de Contagem On-Line
Foto: Internet/Reprodução
 
Agência Brasil
 
O subsecretário de Vigilância em Saúde, Wanderson de Oliveira, anunciou, na tarde desta terça-feira (3), que o Brasil registrou 488 casos suspeitos do novo coronavírus até o momento. Desses, 240 foram descartados.
 
O secretário executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo, disse que novos países serão incluídos na lista de suspeitos de coronavírus – entre eles os Estados Unidos –, passando de 16 para 26. Acredita-se que, nos próximos dias, aumente muito o número de casos suspeitos no Brasil, já que os Estados Unidos são um país bastante visitado por brasileiros.
 
Corrida aos hospitais
 
O secretário explicou que não há necessidade de as pessoas que apresentam tosse ou febre leve correrem para as unidades de saúde. Ele recomenda ao cidadão que apresentar alguns dos sintomas ligar para o telefone 136 para tirar dúvidas.
 
“Nós não precisamos impor às pessoas que procurem as unidades de saúde com sintomas leves. Vamos deixar para ir à unidade médica quem está com sintomas mais graves”, afirmou Gabbardo.
 
Ele também explicou que à medida que o vírus se espalhar pelo mundo, será mudado o critério para dizer se o paciente é um caso suspeito de coronavírus. “Em breve será: tem sintomas e tem viagem internacional entra para a lista de suspeito. Não será mais necessário fazer uma lista de países”. E antecipou que chegará um momento em que será adotada a vigilância sentinela, que monitora a tendência de aumento da circulação do vírus na região.
 
Fake news
 
Gabbardo criticou as notícias falsas que estão circulando nas redes sociais e citou o vídeo que fala do impacto do álcool em gel no teste do bafômetro.
 
“Isso tecnicamente é impossível. Ninguém vai ser multado em uma barreira de trânsito porque passou álcool gel nas mãos. O uso das fake news é muito prejudicial para toda a população. O uso do álcool gel é fundamental”, destacou.
 
Circulação do novo coronavírus no Brasil
 
Oliveira disse que não há ainda a comprovação de que o vírus já esteja circulando no Brasil. “Estamos monitorando todos os casos de febre e sintomas respiratórios. Nós temos uma série de evidências mostrando que ocorrem casos a partir dos assintomáticos”, ressaltou o subsecretário.
 
Até o momento, o Brasil confirmou dois casos do novo coronavírus. Os pacientes moram em São Paulo e contraíram a doença durante visita recente à Itália.
 
Na última segunda-feira (2), o ministro de Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações, Marcos Pontes, anunciou que o país prevê o investimento de R$ 10 milhões em pesquisas voltadas para o mapeamento e o sequenciamento do Covid-19.
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br