Pré-candidatos de Contagem do partido Rede Sustentabilidade realizaram a primeira live “Cidade Sustentável” na última quinta-feira (9). A série de lives pretende continuar debatendo assuntos importantes para a cidade e para os cidadãos contagenses.
Ex-atletas, professores e empreendedores sociais conversaram por horas e debateram formas sustentáveis de promover o esporte e melhorar a educação, a saúde e outras políticas públicas de Contagem. Todos os participantes criticaram a forma como as políticas públicas são conduzidas atualmente na cidade.
A proposta de fazer parcerias entre as pastas do esporte e da educação tem o objetivo de levar as várias modalidades esportivas para dentro das escolas. A ideia teve o apoio de todos os debatedores.
O esporte como ferramenta de formação de cidadãos e de promoção da saúde física e mental, foi defendido e ampliado. Ocupar praças e outros espaços públicos da cidade para a prática de esportes é um sonho antigo dos desportistas.
Kaká Menezes (Rede Sustentabilidade), empreendedor social e pré-candidato a Prefeitura de Contagem, disse que acredita ser possível melhorar a cidade e a vida dos cidadãos, se houver o envolvimento de todos os segmentos da sociedade.
“Sem corrupção, com planejamento e criatividade é possível realizar grandes eventos e promover a prática do esporte em toda a cidade. Foi o que aconteceu quando tivemos a oportunidade de organizar uma das edições da Corrida João Cesar de Oliveira. Em 2017, conseguimos realizar o evento esportivo com cerca de 30% do valor orçado. Foi e é possível gastar bem os recursos públicos”, ressaltou Menezes.
Rogério Henrique, músico, compositor e pré-candidato a vice-prefeito de Contagem, rechaçou qualquer tipo de corrupção e favorecimento em todos os segmentos da sociedade, principalmente na administração pública.
“Infelizmente a corrupção desvia recursos que poderiam ser aplicados no esporte e em outros setores. Para fomentar o esporte, a cultura e outras políticas públicas importantes para Contagem é fundamental que tenhamos muita fiscalização. Reafirmo que para garantir os recursos necessários para realizar projetos importantes é fundamental combatermos à corrupção sistêmica”, reinterou Rogério.
Basquete
Em 2016, foi criado o time de basquete Contagem Towers. A equipe nasceu com o propósito de disputar os grandes campeonatos e promover o nome da cidade. O time profissional começou muito bem e foi Campeão Mineiro jogando contra o tradicional time do Minas Tênis. Mas a falta de apoio impediu a continuidade do trabalho que durou apenas um ano.
Wanderson Camargos, ex-jogador, professor de basquete e técnico do Contagem Tower, disse não se lembrar de nenhum projeto de lei que tenha tramitado na Câmara Municipal de Contagem que tenha sido favorável ao esporte local.
“Precisamos promover o esporte, defender o esporte. O basquete me deu muitas oportunidades. Agradeço ao basquete pela família e pelos amigos que tenho. Gostaria que outras pessoas tivessem a mesma chance que tive. Fomentar o esporte não é gasto é investimento”, enfatizou Camargos.
Hóquei in line
Leandro Oliveira, professor de educação física e jogador de Hóquei In Line, disse que conhece muito bem a realidade das escolas e do esporte de Contagem.
“Há muito tempo tivemos a experiência de firmar parcerias público/privado dentro do esporte local. Jogando e promovendo o Hóquei in line percebi que é possível fazer parcerias também nas demais modalidades esportivas. As parcerias são fundamentais para promover o esporte de forma sustentável. Mas para que os projetos saiam do papel é fundamental que sejam criadas leis que assegurem os recursos, independente dos governos que estejam no poder. Nesse momento de pandemia não podemos deixar de fazer algo pelo esporte e pela educação. Após a pandemia precisamos mudar toda a forma de fazer política em Contagem”, disse Leandro.
Futebol amador de Contagem
Preto Filho, Educador Social da Comunidade Terapêutica Ele Clama, ressaltou a importância do planejamento para a realização de ações bem estruturadas no esporte e em outras áreas.
“O futebol amador de Contagem é grandioso, mas é preciso planejar e valorizar os clubes da cidade. Os campos precisam ser mantidos em boas condições de uso, assim como a manutenção do fornecimento de materiais esportivos. O futebol de Contagem precisa ser tratado com seriedade e transparência para que tenha o respeito que merece. Os times precisam ter apoio e condições de participar dos principais campeonatos. O futebol amador de Contagem pode servir de exemplo para os jovens da base, mas precisa ser organizado. A Liga Desportiva de Contagem precisa ser fiscalizada e também valorizada”, acrescentou Preto.
Kaká Meneses reforçou que o futebol amador de Contagem precisa ser cultivado e bem planejado para conseguir colher bons resultados. “Só assim a modalidade voltará ser referencia nacional”, disse Kaká.
Rafael Rezende, Professor de educação física e coordenador da Escola de Esportes MOVED e do Programa Tabelinha, disse que também acredita no potencial do futebol amador de Contagem.
“Acho que não devemos punir as instituições pela as más gestões como foi o caso da Liga Desportivas de Contagem. Precisamos dialogar com todas as partes e tentar entender a real situação dos esportes da cidade. O papel do legislativo é fundamental para fiscalizar e criar leis que garantam a qualidade do esporte e de outras políticas públicas. Acredito que a ferramenta de transformação é o voto. Devemos afastar de pessoas que não gostam de mudanças e que só valorizam o que fazem e o que pensam. A política realmente impacta em tudo que vivemos e no esporte, por exemplo, precisamos de muita ética e responsabilidade para trabalhar com crianças e jovens”, explicou o professor.
Kaká Menezes terminou a primeira live “Cidade Sustentável” se lembrando de projetos como a praça adaptada para atletas deficientes, que, infelizmente, não saiu do papel.
“Temos que promover o esporte em Contagem de forma criativa, prática e sustentável. É possível, mas precisamos da colaboração de toda a sociedade. Precisamos de um governo socialmente justo, ambientalmente sustentável, culturalmente diverso, economicamente próspero e politicamente democrático”, enfatizou Kaká Menezes, pré-candidato a Prefeitura de Contagem pelo partido Rede Sustentabilidade.