Após cinco meses de trabalhos suspensos no plenário José Custódio, vereadores de Contagem voltaram a se reunir na Câmara Municipal. Nessa terça-feira (8), pauta também foi livre. Desde o início de abril, as reuniões eram realizadas remotamente pelo Zoom e Facebook. Com as restrições eleitorais, a transmissão foi transferida para o Youtube.
Mesmo com as algumas falhas de internet, travamentos e complicações no áudio, a nova forma segura de fazer reuniões legislativas seguiu até o dia 1º de setembro.
Mas como a prefeitura autorizou a flexibilização do comércio nas últimas semanas, mesa diretora seguiu o exemplo e decidiu flexibilizar também. Na Câmara Municipal de Contagem existem vários vereadores do grupo de risco.
Por isso, nem todos vereadores se sentiram seguros para voltarem a trabalhar presencialmente e preferiram continuar participando de forma remota. O maior prejudicado foi o vereador Rubens Campos (PSB), o áudio ficou ruim ou falhou totalmente em várias intervenções do parlamentar.
Unidade 16
Mas como a pauta foi livre, o assunto que ganhou mais destaque foi às mudanças implementadas pela Secretaria Municipal de Saúde - SMS na Unidade de Saúde 16. Nos últimos meses, a Unidade 16 estava funcionando exclusivamente para atender casos de covid 19.
As mudanças acontecem em plena pandemia, quando Contagem registra 301 vítimas fatais no nesta terça-feira. O total de casos confirmados da doença subiu para 7.893, e a cidade, agora, é a terceira com o maior número de infectados em Minas.
A Secretaria Municipal de Saúde – SMS enviou várias notas, mas as justificativas não convenceram os servidores e nem alguns vereadores que acreditam se tratar de uma manobra para desfio de finalidade da Unidade 16.
A reportagem do DC Online aproveitou a oportunidade pra questionar tambem a SMS, sobre a situação das cirurgias eletivas que se mantém paralisadas desde o início da pandemia. Grande quantidade de doentes está sofrendo nas filas das cirurgias sob o risco de agravamento das enfermidades.
Em nota a Secretaria de Saúde de Contagem justificou que o Hospital Municipal de Contagem está funcionando próximo ao limite, considerando os atendimentos de urgência e Covid. “À medida que as internações por coronavírus forem diminuindo, será possível a retomada gradativa das cirurgias eletivas”, esclareceu a secretaria.
Última nota UPA Sede
UPA Sede passa a receber pacientes de Clínica Médica para internação. Com o número de internações em enfermarias de casos de Covid-19 estabilizado em Contagem, a UPA Sede deixa de receber a partir desta quinta-feira, 3 de setembro, pacientes que testaram positivo para a doença.
Agora, as internações referentes à Covid são feitas no Hospital Municipal de Contagem e no Hospital de Campanha de Contagem (Hospital Santa Helena).
A Unidade Sede passa por uma desinfecção e a partir da próxima terça-feira, 8 de setembro, passa a ser uma Unidade Referenciada para Internação de Pacientes de Clínica Médica.
A medida é uma forma de ampliar a assistência, já que a demanda de internação de casos não Covid tem aumentado.