Foto: Elza Fiúza/Arquivo Agência Brasil
Faltando três dias para as eleições municipais de 2020, as notícias falsas que circulam pelas redes sociais e pelos aplicativos de mensagem ainda confundem os eleitores. Nesta quinta-feira (12), por exemplo, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) negou que seja possível fazer um cadastro on-line para votar de casa por meio do celular, dispensando o voto presencial.
“Todos os anos – especialmente nos anos eleitorais –, chegam aos canais de relacionamento da Justiça Eleitoral relatos de cidadãos que contam terem recebido por e-mail ou via aplicativos de smartphones mensagens enganosas que se passam por comunicado oficial”, ressalta o TSE.
De acordo com o tribunal, normalmente, os textos vêm acompanhados de um link de origem duvidosa que convida o eleitor a clicar para saber mais detalhes. No entanto, ao que tudo indica, as mensagens são enviadas por criminosos que visam coletar dados pessoais, como o número do CPF, para aplicarem golpes.
A orientação do TSE é para que, em caso de dúvida sobre a veracidade da informação, a população procure os canais oficiais do órgão e dos Tribunais Regionais Eleitorais.