Foto: PMC/Divulgação
A estrutura principal da Casa da Cultura Nair Mendes Moreira, em Contagem, está sendo revitalizada. As obras – que eram muito aguardadas – devem ser concluídas até agosto de 2021, segundo a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Juventude (Secej).
Além das intervenções, o imóvel original vai ganhar um anexo, cuja estrutura já foi finalizada. No novo espaço, serão instalados sanitários, salas de multiuso e controle, bem como copa e cozinha para os funcionários. A Secej ressalta que essa construção está em conformidade com as normas de preservação do centro cultural.
Histórico
A promessa de restauração da Casa da Cultura é antiga em Contagem. Em outubro de 2016, a edificação, datada do século XVIII, deixou de receber visitantes para passar por restauro e reforma. De acordo com a Secej, na época, as intervenções seriam feitas parcialmente, por falta de verba.
Em novembro do mesmo ano, no entanto, as obras foram paralisadas devido a um mandado de segurança impetrado pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo. Nos dois anos seguintes, ainda segundo a secretaria, foram destinados valores para a execução completa do projeto de restauração, mas ele não saiu do papel.
Em janeiro de 2018, a prefeitura chegou a divulgar que na segunda quinzena de fevereiro seria publicada a licitação do projeto de restauração completa, já disponível na Secej naquela época. Mas, de lá para cá, a degradação do imóvel se acentuou.
Importância cultural
Tradicionalmente conhecida como Casa do Registro, a Casa da Cultura Nair Mendes Moreira é considerada a mais antiga do município e um dos núcleos de origem da chamada “Contagem das Abóboras”.
Em 1991, o imóvel foi restaurado e, em 1998, tombado por meio do Decreto nº 10.060. Em 2007, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) reconheceu a edificação como o primeiro museu de Contagem.
Matéria relacionada
Reforma da Casa da Cultura deve, enfim, sair do papel