Foto: CBMMG/Divulgação
As fortes chuvas do fim de semana castigaram a Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Em Contagem, oito famílias que vivem próximo à BR-040 ficaram ilhadas no bairro Novo Boa Vista, no domingo (7). O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) foi acionado para ajudar na remoção dos moradores (foto). Não houve feridos. A Defesa Civil municipal informou que 14 imóveis precisaram ser interditados.
No mesmo dia, a coordenadoria atendeu outras 22 ocorrências, sendo dez de inundação, dez de monitoramento e duas de deslizamento. Essas últimas ocorreram na rua Retiro das Paineiras, no bairro Vila Renascer (os moradores não estavam em casa, pois haviam recebido alertas três dias antes), e na rua Belvedere, no bairro Tropical (dois imóveis foram interditados e os moradores foram encaminhados para casas de familiares).
Além disso, as avenidas Teresa Cristina (sentido capital), General David Sarnoff (altura da trincheira do Itaú) e Dulce Geralda Diniz foram bloqueadas por conta de alagamentos e erosão. Já as avenidas Pio XII com Teleférico, João Gomes Cardoso com Severino Ballesteros e Coronel Vicente de Paula com Teresa Cristina foram monitoradas, mas não precisaram de interdição.
Segundo o CBMMG, das 18h da última sexta-feira (5) até as 6h desta segunda-feira (8), os militares foram acionados 70 vezes para atender ocorrências relacionadas à chuva na RMBH:
- Enchente/inundação/alagamento/enxurrada: 12
- Salvamento de pessoa em inundação/alagamento/enxurrada: 34
- Vistoria em risco de enchente/inundação/alagamento: 3
- Salvamento de pessoa ilhada: 10
- Desabamento/desmoronamento/colapso de estruturas: 5
- Vítima de desabamento: 0
- Vistoria em risco de desabamento/desmoronamento: 4
- Deslizamento/soterramento: 1
- Vítima de deslizamento/soterramento: 1
- Vistoria em risco de deslizamento/soterramento: 0
- Busca com cães em deslizamento/soterramento: 0
Do dia 1º deste mês até as 6h desta segunda-feira, também foram registrados 211 chamados envolvendo árvores na Grande BH, de acordo com a corporação:
- Corte de árvore com risco iminente de queda: 23
- Árvores caídas em via pública: 73
- Árvores caídas sobre imóveis/residências: 11
- Vistorias: 104