Foto: Divulgação
A represa Várzea das Flores ficará interditada desta sexta-feira (12) até a quarta-feira (17) da semana que vem, período de carnaval. Apesar de o ponto facultativo da festa momesca ter sido cancelado neste ano, por conta da pandemia de Covid-19, as empresas privadas poderão suspender o expediente nos próximos dias.
Segundo a Copasa, a interdição será feita em parceria com as prefeituras e as Promotorias de Justiça de Contagem e Betim, além do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar Estadual do Meio Ambiente, do Conselho da Área de Proteção Ambiental Várzea das Flores e do Instituto Estadual de Florestas.
De 2015 para cá, a prática de esportes náuticos e a realização de eventos festivos na orla da represa passaram a ser proibidas nesta época do ano para preservar a lagoa e evitar danos ambientais que possam prejudicar o abastecimento hídrico da Grande BH.
“Desde 2019, a medida se tornou ainda mais importante em razão do rompimento da barragem da mina Córrego do Feijão, em Brumadinho, que motivou a interrupção da captação de água do rio Paraopeba”, afirma a Copasa.
A represa Várzea das Flores é um dos principais mananciais do sistema integrado de abastecimento metropolitano.