Foto: Fábio Silva/PMC
O Projeto de Lei (PL) 06/2021, que trata da inclusão de Contagem no consórcio de municípios brasileiros para a aquisição de vacinas contra a Covid-19, foi aprovado em primeiro turno durante uma reunião extraordinária realizada nesta quinta-feira (11) na Câmara Municipal. O texto, agora, precisa ser aprovado em segundo turno e redação final até o dia 19.
A proposta, de autoria do Executivo, foi entregue à Casa na última terça-feira (9). Por ser considerada uma matéria urgente, os vereadores pediram a dispensa das análises das comissões parlamentares após a leitura do PL em plenário para agilizar a tramitação.
O protocolo de intenções – assinado pela prefeita Marília Campos (PT) na última sexta-feira (5) – também garante ao município a participação na compra de medicamentos, insumos e equipamentos de combate à pandemia do novo coronavírus.
“Acredito que por meio do consórcio poderemos ampliar e acelerar a vacinação em nossa cidade e em todo o país”, disse Marília na ocasião.
A iniciativa
O Consórcio Nacional de Vacinas das Cidades Brasileiras (chamado de Conectar) é liderado pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e oferece um suporte aos municípios na aquisição de vacinas contra a Covid-19 caso o Plano Nacional de Imunização, do governo federal, não consiga atender à demanda do país, que vive um agravamento da pandemia, atualmente, e a escassez de imunizantes.
“A intenção é constituir o consórcio até 22 de março com CNPJ para ficarmos oficialmente aptos para a compra das vacinas essenciais para a retomada segura das atividades”, ressaltou o presidente da FNP, Jonas Donizette.
Matéria relacionada
Contagem corre para garantir possibilidade de adquirir vacinas