Foto: Reprodução Internet
O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) derrubou, nesta sexta-feira (19), a liminar que suspendia o Processo Seletivo Simplificado (PSS) 01/2021, destinado à contratação emergencial de 300 trabalhadores para a rede municipal de ensino de Contagem.
Segundo a prefeitura, assim que a Secretaria Municipal de Administração publicar a decisão e anunciar a convocação dos aprovados, eles poderão iniciar o exercício de suas funções.
Serão contratados 122 secretários escolares, 70 professores de matemática, 49 de português, 34 de ciências, 18 de história, 6 de geografia e 1 de educação física.
O PSS, que teve início ainda no governo anterior, vem sendo alvo de diversas denúncias de irregularidades e de manifestações de profissionais da educação, e estava suspenso.
Segundo o governo municipal, o processo seletivo visa atender a uma demanda da rede de ensino e suprir as vagas que não foram contempladas pelo PSS 04/2020.
Contratações em andamento
Nesta semana, a Secretaria Municipal de Educação de Contagem (Seduc) anunciou a contratação de 295 professores selecionados no PSS 04/2020. Por conta das medidas de restrição adotadas na cidade para conter o avanço da Covid-19, o cadastro dos profissionais deve ser feito on-line, até o próximo domingo (21), respeitando as datas e os horários definidos previamente para a homologação das candidaturas e a escolha das vagas.
O processo seletivo é válido até junho deste ano, podendo ser prorrogado por mais um ano. O edital previa a contratação de 50 profissionais do magistério distribuídos nos cargos de pedagogo e professores da educação básica (PEBs) 1 e 2 nas disciplinas de arte, ensino religioso e inglês.
Em janeiro último, a Seduc já havia contratado outros 229 profissionais, sendo 173 PEBs e 56 pedagogos também pelo PSS 04/2020.