Data de publicação: 22-03-2021 17:34:00 - Última alteração: 22-03-2021 17:34:37

Governo de Minas anuncia ampliação de leitos de UTI

Jornal Diário de Contagem On-Line
Foto: Reprodução Internet
 
A doação de cem ventiladores mecânicos possibilitará a ampliação de cem leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em Minas Gerais ao longo desta semana. Os equipamentos foram entregues pela Federação das Indústrias do Estado nesta segunda-feira (22).
 
Do total, 20 serão destinados a Belo Horizonte e outros 20, a Betim. O restante seguirá para municípios do interior, de forma a atender todas as macrorregiões mineiras. O critério utilizado pela Secretaria de Estado de Saúde foi a identificação de hospitais com capacidade de abertura imediata de leitos de UTI, conforme informado pela pasta.
 
“Sabemos que a solução definitiva é a vacinação em massa, mas o governo fará o necessário para salvar vidas. Essa é a nossa grande prioridade”, afirmou o governador Romeu Zema (Novo).
 
Na semana passada, o Executivo estadual já havia anunciado a abertura de mais 33 leitos de UTI nos hospitais da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig).
 
Adaptação
 
Por conta do agravamento da pandemia, a partir desta segunda-feira, o Hospital Júlia Kubitschek (HJK), na região do Barreiro, na capital, passará a ser exclusivo para os casos suspeitos e confirmados de Covid-19, atendendo a uma solicitação da Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte para ampliar a oferta de leitos a esses pacientes, anunciou a Fhemig no sábado (20).
 
“A decisão é necessária diante do aumento expressivo de casos registrado nos últimos dias e, consequentemente, da crescente demanda por atendimento hospitalar. É importante ressaltar que o HJK não terá pronto-atendimento clínico. Os pacientes são regulados e encaminhados pelo município, conforme a demanda de leitos”, destacou a fundação.
 
Apelo
 
Em Contagem, profissionais da saúde gravaram um vídeo fazendo um apelo aos moradores da cidade para que, se possível, não saiam de casa e sempre sigam as medidas sanitárias de prevenção e combate à proliferação do novo coronavírus (assista no fim da matéria).
 
“Estamos trabalhando incansavelmente na luta contra a pandemia. Diante da situação caótica que estamos vivendo, pedimos encarecidamente: fique em casa!”.
 
Nas imagens, eles ressaltam que Minas Gerais vive, atualmente, o pior momento, com hospitais lotados e pacientes em estado grave. “Para conseguirmos controlar a situação, as pessoas precisam se cuidar higienizando as mãos, utilizando as máscaras corretamente, evitando aglomerações e mantendo o distanciamento social. Se você está triste por ficar em casa, lembre-se: nós estamos longe dos nossos para cuidar dos seus”, salientam os profissionais que atuam na linha de frente do combate à Covid-19.

 
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br