Data de publicação: 27-04-2021 17:30:00

Prefeitura de Contagem descarta volta às aulas presenciais no momento

Lava Jato Dias
Foto: Reprodução Internet
 
Em sua live semanal realizada na última segunda-feira (26), a prefeita de Contagem, Marília Campos (PT), afirmou que a retomada das aulas presenciais no município não deve acontecer imediatamente. A chefe do Executivo e a secretária municipal de Educação, Telma Ribeiro, disseram que, no momento, não há segurança para professores, alunos e servidores, já que a fase atual da pandemia de Covid-19 ainda é grave.
 
De acordo com Marília, a comparação com medidas adotadas em outras cidades é incoerente – Belo Horizonte, por exemplo, permitiu o retorno de crianças de zero a cinco anos às salas de aula nas escolas privadas nesta semana.
 
“Não estamos seguindo nenhum município, temos a nossa política. Vale ressaltar que quando os nossos cidadãos e cidadãs estão doentes, eles vão a um hospital de Contagem. Por isso, temos que ter responsabilidade e uma política própria do município. Eu proponho a articulação regional na fiscalização e na adoção de medidas de restrições, pois o vírus não respeita limite de município. Mas em relação ao cuidado com a vida, nós seguiremos com responsabilidade”, disse a prefeita.
 
A secretária municipal de Educação completou que a retomada das atividades deverá ocorrer quando for mais seguro para todas as pessoas envolvidas nesse processo.
 
“Por enquanto, precisamos de estabilidade nos indicadores epidemiológicos. Não podemos correr risco, pois as escolas são locais de aglomeração. Na educação infantil, por exemplo, não tem como controlar o uso de máscara, os abraços e as brincadeiras. Além disso, colocar escolas em funcionamento para 65 mil alunos, professores e funcionários significa colocar quase 200 mil pessoas nas ruas. Não vou colocar em risco famílias, educadores e crianças. Vamos seguir a linha da responsabilidade e da segurança sanitária”, pontuou Telma.
 
Segundo o Executivo contagense, o governo vem mantendo o diálogo constante com todos os setores para a elaboração de medidas de prevenção à Covid-19. Representantes de instituições particulares de ensino estão sendo ouvidos para que seja elaborado um protocolo para o retorno das atividades, mas, mesmo assim, ele não deve acontecer de imediato.
 
“Voltar agora seria uma volta leviana. Faremos esse debate com responsabilidade e respeito às famílias. Estamos garantindo o funcionamento como é possível, no momento, respeitando educadores, alunos e famílias. Quero as escolas cheias de estudantes, com muita alegria, mas é preciso fazer isso com segurança e no momento certo”, concluiu Telma.
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br