Foto: Reprodução Internet
Excepcionalmente no próximo fim de semana, o comércio não essencial poderá funcionar em Contagem devido ao Dia das Mães, celebrado no domingo (9). A decisão foi anunciada após uma reunião do Comitê de Combate à Covid-19 realizada na última segunda-feira (3) e está condicionada ao cumprimento dos protocolos sanitários estabelecidos pelos decretos vigentes no município.
Dessa forma, fica autorizada a realização de feiras no sábado (8), mas com reforço na fiscalização, respeito ao distanciamento social e uso obrigatório de máscara. A Feira do Industrial, que antes da pandemia acontecia aos domingos, será antecipada em um dia para se enquadrar na flexibilização.
No domingo, bares, restaurantes, shopping centers e todo o comércio não ligado ao gênero alimentício ou de medicamentos poderão abrir as portas, contanto que controlem a entrada do público. Nos domingos seguintes, volta a valer a proibição de funcionamento para esses estabelecimentos.
Já os supermercados, as padarias e os açougues – que compõem o comércio essencial do gênero alimentício – poderão ter a abertura diária autorizada novamente. A medida vem sendo estudada pelo governo municipal. Por ora, fica autorizado o funcionamento no Dia das Mães.
“Nós decidimos que no domingo não haverá restrição de funcionamento da atividade comercial até as 20h. Após esse horário, o comércio, incluindo bares e restaurantes, deverá estar fechado”, afirmou a prefeita Marília Campos (PT) durante a live semanal realizada na segunda-feira.
Esse será o segundo fim de semana consecutivo de flexibilização em Contagem. No sábado (1º) passado, feriado nacional pelo Dia do Trabalhador, a prefeitura também permitiu a abertura do comércio não essencial na cidade.
Matéria relacionada
Comércio não essencial poderá funcionar no sábado em Contagem