Foto: Ricardo Lima/PMC
A partir da próxima sexta-feira (7), as rondas da patrulha Pacto pela Vida serão ampliadas em Contagem para coibir o desrespeito aos protocolos sanitários vigentes no município. Por conta do forte apelo emocional, o Dia das Mães – celebrado no domingo (9) – pode acabar resultando em mais um pico de contaminações pelo novo coronavírus se não forem adotados os cuidados necessários.
“Violações às normas estabelecidas em decreto municipal serão punidas, sobretudo quando a equipe de fiscalização constatar aglomerações”, informou a prefeitura, ressaltando que pessoas físicas e jurídicas podem sofrer sanções nas esferas administrativa, cível e criminal, além de aplicação de multas, revogação do alvará de licenciamento, interdição do estabelecimento ou demais medidas sancionatórias.
A população pode denunciar irregularidades por meio da central de operações da Guarda Civil (GCC) no número 153.
Momento requer cautela
“O grande desafio da patrulha é fazer com que o Dia das Mães seja o mais tranquilo possível, com a cooperação de todos, num pacto pela vida. Reitero que a flexibilização do comércio não significa o fim da pandemia. Não devemos duvidar da gravidade desse vírus. A taxa de transmissão ainda é preocupante, cabendo ao comércio e a nós, população, cumprirmos rigorosamente as determinações estabelecidas em decreto”, afirmou a secretária municipal de Defesa Social, Paola Soares.
A equipe de fiscalização é composta por agentes da GCC e da Polícia Militar e por fiscais da prefeitura, além de contar com o apoio do Ministério Público na aplicação de medidas de responsabilização dos estabelecimentos reincidentes no descumprimento das normas sanitárias.
Matéria relacionada
Novo decreto flexibiliza ainda mais o funcionamento do comércio