Data de publicação: 16-05-2021 14:01:00

Lançado o edital que vai disponibilizar 1,2 milhão de reais para setor cultural de Contagem

Nova Faculdade
 

Print: Reunião

A Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, lançou nesta sexta-feira (14/5), o “Movimenta Cultura”, Edital do Fundo Municipal de Incentivo à Cultura (FMIC), que vai contemplar os agentes culturais locais, fortemente impactados durante a pandemia do covid-19.

A prefeita Marília Campos (PT), disse que seria uma boa ideia integrar a arte de Contagem com a arte da capital e que o evento de lançamento do edital é um ato de resistência nesse momento difícil que todos atravessam. “Esse edital é um marco para a cultura local. Pretendemos apoiar os artistas locais e recuperar o patrimônio cultural de Contagem para transformá-lo em um grande centro de produção e de encontro cultural da cidade”, ressaltou.

Homenagens

Marcelo Bones foi o responsável por conduzir a reunião. Homenagens foram prestadas ao casal Seu Mário Brás e Maria Auxiliadora da Luz, patriarca e matriarca da Comunidade Quilombola dos Arturos, que faleceu por causa de complicações da Covid-19.

A neta Gracielly Nayara Silva Veloso, agradeceu as homenagens e ressaltou que os jovens descendentes de Artur Camilo têm a responsabilidade de dar continuidade ao legado deixado pelos ancestrais. “Agradecemos e nos solidarizamos com todas as famílias que perderam entes queridos para a covid-19”.

Bones anunciou o edital “Movimenta Cultura” e disse que com esse edital, a cultura estará efetivamente presente na cidade, em breve será realizada a Conferência de Cultura e uma das medidas será a ampliação do setor de audiovisual de Contagem”, explicou.

Convidado especial

O ex-ministro da Cultura, Juca Ferreira, informou que a Lei Aldir Blanc está distribuindo recursos duas vezes mais do que a Lei Rouanet, e que , infelizmente, muitas prefeituras não estão preparadas para transferir esses recursos para os artistas. 

“Estou feliz com esse investimento na cultura justamente nesse momento difícil de pandemia que está contribuindo para não deixar dissolver o setor cultural da cidade. Já neste edital pode conter uma política de governo ao fazer uma distribuição justa e ao dar acesso às informações capazes de reestruturar o setor. Elaborar o edital e organizar o setor é estratégico, isso porque não vamos ficar para sempre em pandemia. Quem estiver em condições de dialogar com os artistas e planejar sairá na frente. A cultura é muito importante no debate e para enfrentarmos as atuais dificuldades", enfatizou.

Participação popular

A representante do Fórum Popular de Cultura de Contagem, Daniela Graciere, disse que o fórum é um espaço aberto para dialogar sobre a cultura local. “Buscamos políticas públicas para a área, melhores condições para o fomento, acesso e difusão cultural, além do reconhecimento dos trabalhadores e da arte produzida”. 

Daniela ressaltou as iniciativas realizadas pelo Fórum nos últimos anos: Apoema Sarau Livre, Corredor da Baderna Cultural, Bloco Maria Baderna e o F5 - Festival de Cultura Independente de Contagem.

O fundador e coordenador artístico do Grupo Trama, Carlos Henrique, ressaltou a importância do lançamento do Fundo para a classe artística de Contagem e disse que espera um edital com regras claras e de fácil entendimento.

“Esperamos que a administração municipal garanta o acesso à cultura para todos e que essa política pública se transforme em política de Estado capaz de assegurar investimentos contínuos para o setor”, enfatizou. 

Governo 

A secretária de Cultura Monique Pacheco, disse que está fazendo tudo com muito carinho e dedicação. “Transformar a cultura em uma política pública é muito bom e será capaz de mudar totalmente como a cultura era tratada na cidade. Será um desafio levar a cultura para todas as partes e um prazer escutar os agentes culturais. Somos ricos culturalmente em várias artes e agora convido a todos para se inscreverem no edital, pois queremos que o Fundo seja democrático. Só assim fará sentido para todos e todas”, disse.

A prefeita Marília Campos, confirmou que pretende restaurar o Cine Teatro Tony Vieira, uma obra cara, mas que será realizada para que os artistas possam se apresentar no local.

“O Edital para o Fundo Municipal de Incentivo à Cultura é muito importante, porque vai democratizar o setor cultural local dando oportunidade para que todos apresentem os projetos. Queremos dar visibilidade à arte local e incentivar os artistas para que permaneçam na cidade. Vamos apoiá-los, porque a cultura liberta as pessoas e projeta a cidade para o mundo. Espero que por meio das futuras conferências possamos construir várias outras iniciativas culturais para a cidade”, finalizou a prefeita.

Para finalizar o encontro, a mestre de cerimônia do “Segunda Rap”, Tay Alves, anunciou as apresentações culturais. Teatro, poesia e música fecharam o evento em grande estilo.

O edital

O Fundo Municipal de Incentivo à Cultura (FMIC), intitulado “Movimenta Cultura" é o principal mecanismo de fomento das políticas culturais na cidade. O edital pretende contemplar agentes culturais locais, fortemente impactados durante a pandemia. Os produtores culturais poderão apresentar propostas nas mais diversas linguagens que sejam capazes de alcançar a população.

Está previsto para esse edital o valor total de 1,2 milhão de reais para fomento de projetos culturais da cidade.

Poderão inscrever profissionais dos diversos segmentos culturais, residentes em Contagem há pelo menos dois anos e com experiência comprovada no setor cultural. Serão aceitas propostas artístico-culturais com valores entre R$ 20.000 a R$ 50.000.

As inscrições estarão abertas de 17 de maio a 02 de julho por meio do site  www.prosas.com.br  

Mais informações pelo e-mail: cultura@contagem.mg.gov.br

 
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br