Data de publicação: 25-07-2021 16:37:00 - Última alteração: 25-07-2021 21:57:00

Casa de Cacos contínua em processo de restauração

Nova Faculdade
Fotos: Robson Repórter

Galeria de fotos

A Casa de Cacos é uma edificação considerada única do gênero no Brasil, foi construída com cacos de louças a partir de 1963, pelo geólogo Carlos Luiz de Almeida. Atualmente, a obra está em processo de restauração e a previsão é que seja concluída até abril de 2022.

A restauração vai possibilitar que a  Casa de Cacos seja novamente visitada e  conhecida por mais contagenses e por pessoas de todas as partes do mundo como acontecia no passado, antes da edificação ser interditada e fechada ao público.

Restauração

O projeto de restauro da Casa de Cacos foi concluído em 2014 com verba liberada pelo Fundo Municipal do Patrimônio Cultural (Fumpac). Todo o imóvel será restaurado, inclusive as peças ornamentais e ainda será construído um anexo com café e uma área de convivência para receber os visitantes.

A obra orçada em R$ 2,4 milhões foi financiada pela Caixa Econômica Federal e a empresa licitada e contratada para executar a obra foi a Restaurare Construtora Ltda.

Segundo o historiador Fábio Leão, a memória tem o poder de transformar uma nação. “A memória é capaz de nos identificar. Espero voltar à Casa de Cacos restaurada acompanhado da minha filha que terá a oportunidade de conhecê-la. É muito importante que as novas gerações conheçam o nosso passado e a nossa história”, enfatizou.

A dona de casa Salmita Sales, disse que a reforma do imóvel será uma melhoria muito grande para a rua e toda a região.

“Antigamente a casa era impecável e muitas pessoas vinham visitar, até excursões. Mas depois que o senhor Carlos morreu, a filha ficou responsável, depois passou para a prefeitura, começaram a surgir rachaduras e um dia a casa foi interditada e fechada. Estou feliz com a restauração e com a notícia de que em breve a famosa Casa de Cacos será novamente aberta”, contou a vizinha da Casa de Cacos, há quase 40 anos.


História da Casa de Cacos

Construída com cacos de louças pelo geólogo aposentado Carlos Luiz de Almeida, a partir de 1963, a Casa de Cacos tem móveis, objetos, utensílios, paredes, muros e até esculturas temáticas instaladas no quintal, também revestidas de cacos. 

O geólogo conseguiu a doação do terreno no bairro Bernardo Monteiro e queria transformar a obra em uma casa de campo para passar os finais de semana com a família.

A casa ficou ainda mais famosa em todo o Brasil em 1989, quando o proprietário faleceu. Em 1993, a Casa de Cacos foi declarada de utilidade pública e em 2000 foi tombada como bem cultural e histórico da cidade.
Mas como desde o tombamento não houveram intervenções significativas na casa, apenas limpeza, capina e troca de vidros, a situação estrutural da edificação se deteriorou consideravelmente. 

Em 27 de outubro de 2020, a Defesa Civil considerou o imóvel como de alto risco e solicitou a interdição e o isolamento do local em caráter emergencial, até que fosse realizada a manutenção.

A Casa dos Cacos fica na Rua Ignez Glanzmann de Almeida, 132, Bairro Bernardo Monteiro.
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br