Foto: Divulgação
Começou nesta semana a mostra “Saudade Colorida”, que fica em exposição até 15 de outubro no Centro Cultural de Contagem e na Secretaria Municipal de Educação. A programação conta com obras dos artistas Ângela Rosa, Alexandre Rosalino e Joilson Pontes, em homenagem ao pintor de arte Naif de Contagem, José Damasceno Telles Camilo, falecido em 2019.
A exposição faz parte 8ª Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais, promovida pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico.
Arte Naif
Damasceno Telles iniciou a trajetória na pintura aos 14 anos e se tornou destaque nacional na arte Naif, baseada na espontaneidade, criatividade e no instinto do próprio artista. O estilo é praticado, geralmente, por aqueles que não tiveram formação acadêmica ou são considerados autodidatas.
Conhecido pela simpatia e alegria, o pintor recebeu alguns prêmios, entre eles o Mestres e Mestras da Fundação Cultural de Contagem e o Prêmio Talentos da Maturidade, do Banco Real.
Exposições
A belo-horizontina Ângela Rosa começou a pintar ainda na adolescência. Suas obras ilustram cenas e atividades cotidianas, especialmente os festejos populares, como o congado, bem como o irmão Alexandre Rosalino. O artista se interessa pelas manifestações populares, mitos, lendas, danças e festas das comunidades tradicionais.
Já Joilson Pontes, nascido em Mamanguape, na Paraíba, começou a pintar quando criança, por influência do pai. O pintor se concentra na cultura popular brasileira e na arte dos quadrinhos, como formas e composições.
Endereços
O Centro Cultural de Contagem está localizado na Rua Dr. Cassiano, n° 130, no Centro de Contagem. A Secretaria de Educação fica na Rua Coimbra, n° 100, bairro Santa Cruz. As visitas acontecem de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.
Mais informações sobre mostra “Saudade Colorida” estão disponíveis aqui.