Foto: Danilo Alves/Divulgação
O Museu Nair Mendes Moreira recebe, até 15 de outubro, duas exposições fotográficas dedicadas à Comunidade Quilombola dos Arturos, localizada em Contagem. Os eventos marcam a reabertura do museu, que ficou interditado por mais de quatro anos.
As fotografias de Danilo Alves, de 24 anos, compõem a mostra “Intimidade Azul”, que concentra registros do patriarca da Comunidade dos Arturos, Mário Braz da Luz, falecido em maio deste ano por complicações da Covid-19.
O fotógrafo buscou retratar o cotidiano e as individualidades das famílias, saindo da associação principal do quilombo ao congado e à Folia de Reis. O projeto foi contemplado pelo Fundo Municipal de Incentivo à Cultura de Contagem (FMIC) em 2018.
A exposição “Pérolas Negras”, de Mateus Machado Brandão, também foi contemplada pelo FMIC, mas em 2019. O projeto retrata mulheres da comunidade dos Arturos como modelos. As maquiagens, roupas e adereços utilizados no ensaio fazem referência à cultura africana e buscam evidenciar o empoderamento e protagonismo do feminino negro, além de sua ancestralidade.
O Museu Nair Mendes Moreira está localizado na Praça Vereador Josias Belém, n° 01, Sede. A visitação é aberta ao público de segunda à sexta-feira, das 9h às 16h.
As informações completas sobre cada exposição estão disponíveis nos seguintes links:
Intimidade Azul
Pérolas Negras