Foto: Divulgação
Uma das programações previstas para a Virada Cultural de Belo Horizonte, que acontecerá em formato híbrido, no sábado (16) e no domingo (17), é o Festival Verbo Gentileza. O evento promete shows, rodas de conversa, palestras e intervenções inéditas pelas ruas da cidade. As apresentações on-line serão exibidas pelo canal do YouTube da Fundação Municipal de Cultura de BH.
Novo gentil, como lidar com as emoções, felicidade, marcas e causas e cidades gentis serão alguns dos temas abordados. Além disso, haverá shows de artistas como Barbatuques e Thiago Delegado e apresentação indígena do grupo Kayatib.
A exposição "Bandeiras da Revolução" também será uma das atrações. A arte, uma bandeira de grande porte com criações dos artistas Aislan Pankaru, Ariel, Dias Brasil, Efe Godoy e Lavi Kasongo, ficará exposta no Museu da Moda, até o 1º de novembro.
Já a intervenção "Um Lambe Por Dia", do artista Leonardo Beltrão, propõe um diálogo com os indicadores brasileiros para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. A obra reúne trechos da música "Revolução Gentil", manifesto cantado do Verbo Gentileza 2021, com as reflexões propostas pelo festival. Eles serão colados em um painel e ficarão em exposição aberta ao público, em 16 e 17 de outubro.
Festival Verbo Gentileza
O Festival Verbo Gentileza, que está em sua 6ª edição, tem como objetivo provocar reflexões e ações que gerem transformação no cotidiano da população, por meio de impactos sociais, culturais e ambientais. Seu propósito é “juntar pessoas e ideias que contribuem para a transformação da sociedade”.
Mais informações sobre a programação do festival na Virada Cultural estão disponíveis nas redes sociais do evento.