Na manhã deste sábado (8), o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) foi acionado para socorrer possíveis vítimas no transbordamento do dique de contenção de água da empresa Vallourec, na Mina Pau Branco, próximo à rodovia BR 040, na região de Nova Lima.
O dique, com capacidade de 85 mil metros cúbicos de água, sofreu extravasamento pelo excesso de chuva e parte do volume carregou o material que estava nas proximidades. A lama invadiu a rodovia e atingiu alguns veículos que trafegavam no local.
Uma vítima foi socorrida pela Concessionária Via 040, com ferimentos superficiais leves. Os Bombeiros Militares permanecem na área do incidente, garantindo a segurança e mitigando os riscos no entorno.
O tenente Pedro Aihara, Porta Voz do Corpo de Bombeiros, reforçou que não houve rompimento e não foi detectado nenhum tipo de risco estrutural na barragem da Vallourec, na Mina Pau Branco. Houve o transbordamento provocado pela movimentação de massa e não houve vítimas fatais.
O Corpo de Bombeiros fez o isolamento e fechamento do trecho afetado da BR-040 e atendeu uma vítima em estado moderado e encaminhou ao Hospital João XXIII.
Foi usado maquinário pesado para permitir o escoamento da água que estava represado na BR-040 e a Agência Nacional de Mineração (ANM) aguarda que condições meteorológicas permitam um sobrevoo na região para análise da situação das estruturas do dique.
Como não é possível garantir a estabilidade das estruturas do Dique, a ANM, por precaução, iniciou a remoção de seis pessoas que estavam em área à jusante passível de ser atingida. Será feita uma varredura para entender a área afetada.
