Foto: Divulgação
A Prefeitura de Contagem anunciou nesta quarta-feira (24), os valores e as condições de pagamento do Imposto Sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana – IPTU 2022, para residências e para o setor produtivo.
O poder executivo contagense afirmou que trabalha para estabelecer uma política de justiça tributária no município e facilitar o pagamento do IPTU, que, em comparação com o tributo de 2020, o IPTU 2022 está mais barato.
Segundo o secretário da Fazenda de Contagem, Dalmy Freitas de Carvalho, com a aprovação da Lei Complementar 309/2021, quem pagava menos pagará ainda menos e quem pagava mais vai pagar menos também. “Mesmo sem o desconto de 12% para o imposto à vista, em comparação com 2020, todos os contribuintes de Contagem vão pagar o IPTU com o valor menor”, afirmou.
De acordo com a prefeita de Contagem, Marília Campos (PT), os critérios referentes ao imposto foram revistos e alterados observando as demandas apresentadas pela população. “Como foi prometido, demos sequência a revisão tributária e conseguimos garantir um IPTU mais justo para todos e todas para este ano de 2022”.
Para o governo, a medida fez com que 50% dos imóveis residenciais da cidade com o valor venal de até R$166 mil fossem isentos do pagamento do IPTU e da Taxa de Coleta de Resíduos Sólidos.
O que mudou no IPTU residencial e comercial:
Para o pagamento do IPTU nas agências bancárias credenciadas, casas lotéricas e correspondentes bancários, o contribuinte deve retirar as guias pelo site da Receita Municipal.
O proprietário do imóvel terá até 29 de abril de 2022 para solicitar a revisão e a isenção pode ser solicitada até 30 de setembro.
Endereços:
Subsecretaria de Receita Municipal
Segunda à sexta-feira, das 8h às 17h
Avenida João César de Oliveira, 6.620 – Beatriz.
Prefeitura Aqui
Segunda à sexta-feira, das 8h às 17h
Avenida Severino Ballesteros Rodrigues, 850 – Piso G3 – Shopping Contagem.
Site Receita Municipal: https://receita.contagem.mg.gov.br