Foto: Agência Alesp
O deputado estadual de São Paulo Arthur do Val do Podemos, desistiu de tentar ser governador após o vazamento das declarações sexistas sobre as mulheres ucranianas, refugiadas da guerra. O partido considerou as falas do deputado “gravíssimas e inaceitáveis”.
O Partido Podemos abriu um procedimento disciplinar interno contra o parlamentar por causa dos comentários enviados em um grupo de WhatsApp na última sexta-feira (4), que logo vazaram para a imprensa.
“As declarações não se resumem ao completo desrespeito à mulher, seja ucraniana ou de qualquer outro País, mas de violações profundas relacionadas a questões humanitárias, em um momento em que esse povo enfrenta os horrores da guerra”, afirmou a nota do partido.
Declarações
O deputado foi à Ucrânia em meio ao conflito e chegou a postar uma foto nas redes sociais onde estaria ajudando a produzir coquetéis molotov para o combate contra os Russos. Na fronteira com a Eslováquia, o parlamentar enviou um áudio a amigos, elogiou a beleza das refugiadas e afirmou que pretendia voltar ao Leste Europeu.
“Assim que essa guerra passar eu vou voltar pra cá. E detalhe, elas olham. E são fáceis, porque elas são pobres. E aqui minha carta do Instagram, cheio de inscritos, funciona demais. Não peguei ninguém, a gente não tinha tempo, mas colei em dois grupos de minas e é inacreditável a facilidade”.
Ele descreveu a fila dos refugiados da Ucrânia como superior, em termos de aparência, à “fila da melhor balada do Brasil na melhor época do ano”. Além disso, disse que a recepcionista do hotel onde ficou hospedado teria “dado em cima” dele. “Meu Deus, não é possível que isso está acontecendo”, afirmou em seguida, em tom de admiração.
Após ouvir os áudios, a namorada do deputado, Giulia Blagitz, anunciou por meio das redes sociais que terminou o relacionamento.
Por - Repórter da Agência Brasil - Brasília