Foto: Divulgação / Seinfra
A partir desta sexta-feira (11), não será obrigatório o uso do equipamento de segurança ao ar livre na cidade. A decisão foi tomada após reunião do Comitê Municipal de Enfrentamento à Covid-19, realizada na quinta-feira (10).
A Secretaria Municipal de Saúde apresentou os indicadores epidemiológicos do município e o Decreto 522 que dispensa o uso de máscaras em locais abertos foi publicado no Diário Oficial do Município.
O município vem apresentando um número médio de transmissão por infectado (RT) em torno de 0,73 neste mês. Houve também uma redução no número de internações hospitalares e das médias móveis do número de casos e óbitos neste mês de março. Contagem registrou 612 casos confirmados em março e dois óbitos.
Apesar do aumento do número de casos na terceira onda da doença, nos meses de janeiro e fevereiro deste ano, em que o município registrou 15.111 casos confirmados, o número de óbitos reduziu em 89%.
A Secretaria Municipal de Saúde considerou a redução devido à eficácia das vacinas contra a Covid-19. O município já está com 87% da população acima de 12 anos com esquema vacinal completo e 58% das crianças de 5 a 11 anos imunizadas com a primeira dose da vacina contra a Covid-19.
O uso de máscaras continua obrigatório com cobertura facial sobre nariz e boca, em ambientes fechados, no transporte público coletivo, táxis e veículos de aplicativos.
Link relacionado
Uso de máscaras passa a ser obrigatório em Contagem