Foto: Luci Sallum/PMC
“Cartão de Visita”, exposição fotográfica itinerante de Robert Nonato, traz para Contagem o foco na beleza negra para críticar à escravidão. Nos dias 1º e 2 de abril, sábados e domingos, a exposição será montada na praça da Glória, no bairro Eldorado.
Nos dias 8 e 9 de abril, sexta e sábado, a exposição estará em frente ao antigo Centro de Consultas Iria Diniz, na calçada da avenida João César de Oliveira, também no bairro Eldorado.
A abertura da exposição fotográfica aconteceu no sábado e domingo, 26 e 27 de março, no Espaço Popular, escadarias da Igreja Matriz São Gonçalo, na Sede do município.

Segundo o fotógrafo, Robert Nonato, o estilo das imagens segue o “cartes-de-visite”, originalmente, um cartão de visita, especialmente, aquele com um retrato fotográfico montado nele, muito popular em meados do século XIX, principalmente, na França.
“Para lembrar os “cartes-de-visite”, os retratos foram registrados com lente analógica e receberam pós-tratamento, reforçando o aspecto granulado de fotografias antigas”, contou o fotógrafo.
O fotografo destacou que o projeto aponta para o passado de exploração, violência e desumanização praticadas por séculos contra os negros. Por isso, os retratos trazem, como componentes simbólicos, vestimentas que aludem ao passado e poses inspiradas em registros antigos do fotógrafo Alberto Henschel, alemão que atuou no Brasil na segunda metade do século XIX.
Robert Nonato disse ainda, que retratou negros livres e escravizados com suas roupas simples, mas no mesmo padrão dos “cartes-de-visite” da elite branca.
“Como a prática racista é também marcada pela depreciação dos cabelos crespos, o projeto busca a reafirmação da negritude, exaltando o cabelo crespo, natural e exuberante que, além de representar orgulho e beleza, historicamente, tem papel central nos movimentos de resistência e combate ao racismo”, frisou o artista.
Edital
A exposição fotográfica itinerante “Cartão de Visita” foi contempladaprefei pelo Edital Movimenta Cultura 2021. São 12 retratos impressos em tecido, no tamanho 2m x 1,5m, expostos em quatro estruturas modulares (triedros autoportantes), numa espécie de prisma.
De acordo com a produtora e curadora da exposição, Elizabeth Faustina, a intenção é levar um tema relevante ao espaço público por meio da arte.”Foi muito importante a parceria com o Carlos Adilson, conhecido como Kbox, que conduziu ensaios e produziu a maquiagem, o figurino e o cabelo das modelos”, ressaltou Faustina.
Serviço:
Exposição fotográfica “Cartão de Visita”
1º e 2 de abril – praça da Glória – bairro Eldorado.
8 e 9 de abril – calçada da av. João César de Oliveira – bairro Eldorado, em frente ao antigo Iria Diniz.