Imagem: Divulgação
Nesta quinta (28), às 16h20, vários movimentos da sociedade civil organizada da Região Metropolitana de Belo Horizonte - RMBH, vão botar o bloco na rua para defender a Serra do Curral ameaçada pela Taquaril Mineração S/A - Tamisa.
O Conselho Estadual de Política Ambiental - COPAM, órgão colegiado, normativo, consultivo e deliberativo da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável - Semad, subordinado ao Governo do Estado de Minas Gerais, pretende aprovar nesta sexta-feira (29), de forma remota, um megaprojeto de mineração da empresa Tamisa que pode destruir o que resta da Serra do Curral.
Segundo os ambientalistas, o processo de licenciamento ambiental está cheio de irregularidades e o empreendimento pode trazer impactos graves em toda a região metropolitana.
“Estamos mobilizados para barrar esse projeto. Convidamos a todos para se vestirem verde e levar um instrumento para protestar contra as mineradoras que destroem o meio ambiente do Estado, colocando em risco a produção de água que abastece a capital e várias outras cidades ao redor”, ressaltou a professora e ambientalista do SOS Vargem das Flores, Cristina Oliveira.
Megaprojeto de mineração que pode destruir a Serra do Curral
O complexo minerário tem o tamanho de 1200 campos de futebol. O risco para nascentes e espécies em extinção é enorme, além dos impactos para o clima e a qualidade do ar de BH e cidades da região metropolitana.
A poeira, o barulho das explosões e o fluxo intenso de caminhões vão afetar a saúde e a paz de milhares de pessoas, principalmente dos bairros Taquaril, Vera Cruz, Mangabeiras e Aglomerado da Serra. Até o Hospital da Baleia, que fica a 2km da área prevista, será prejudicado!
“Quem não puder colar no bloco, poderá ajudar a divulgar e pressionar os conselheiros e conselheiras do COPAN pelo site: tiraopedaminhaserra.bonde.org #TiraOPéDaMinhaSerra. Queremos nosso patrimônio de pé”, finalizou a professora.
A reportagem do DC Online procurou a empresa Tamisa para se manifestar sobre o projeto e o protesto, mas até o momento dessa publicação, não recebemos nenhuma resposta.
Serviço:
Carnaval em defesa da Serra do Curral
Concentração às 16h20, na Praça Raul Soares e a passeata irá até a Praça da Estação.
