Data de publicação: 05-06-2022 19:05:00 - Última alteração: 05-06-2022 20:56:52

Usuários reclamam da linha 301-C administrada pela Transcon

Centro de Integração Empresa Escola de Minas Gerais -  CIEE
Foto: Matheus Rocha

Lideranças dos bairros Solar do Madeira e Quintas do Jacubas reclamam que os moradores precisam andar quase 5 km para chegar na LMG 808 para pegar o transporte coletivo, já que os horários da linha 301-C, administrada pela Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes de Contagem -  Transcon, foram reduzidos pela metade.

Segundo usuários, nos dias úteis, o último horário é às 21:30h, com isso, os estudantes que saem das escolas e faculdades mais tarde, não conseguem voltar para casa de ônibus. Aos domingos, quando é ofertado somente cinco horários durante todo o dia, os ônibus rodam lotados por causa da demanda dos visitantes da represa Vargem das Flores, que também utilizam a linha 301-C.


As lideranças dos bairros afirmam, que tiveram várias reuniões com a Transcon para tentar solucionar o problema. Na primeira reunião com 120 pessoas, a Transcon afirmou que iria melhorar o quadro de horários. Mas cinco dias depois, as lideranças foram chamadas pela Transcon e comunicou que a empresa São Gonçalo não aceitou ampliar os horários e afirmou que não existe demanda que justificasse a mudança.

“Não conseguimos negociar com a Transcon e nem com a empresa São Gonçalo que explora o transporte público na região. Na verdade, a Transcon está se curvando perante a São Gonçalo. A empresa bate o pé e a Transcon aceita. A empresa São Gonçalo está ditando as regras", disseram.


Os moradores afirmam também, que em outras duas reuniões, a São Gonçalo propôs que a linha 301-C saia do bairro Solar do Madeira, passe no final do bairro Colonial, para depois seguir para o bairro Eldorado. “Querem mudar o trajeto, mas não aceitamos porque a viagem ficará muito mais demorada. Não queremos”.

Além da falta de transporte público que possa atender com qualidade a população, os usuários reclamam também da falta de manutenção dos ônibus, que, segundo eles, são velhos, quebram constantemente e deixam os passageiros no meio do caminho. Os passageiros são obrigados a desembarcar e com isso, todos se atrasam em seus compromissos.

“Os  atrasos existem, mas diante da nossa necessidade, nem importamos muito. O pior é não ter e também os constantes defeitos dos ônibus. O pessoal do bairro Tupã está na mesma situação. Sofrem da mesma forma com a má qualidade do transporte público da região. Recentemente, a Transcon informou que não conseguiu negociar com São Gonçalo e disse que encaminhou o caso para o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros Metropolitano - Sintram", disse uma usuária.


Os usuários que não podem contar com a linha 301-C, precisam caminhar pela Estrada Chico Mendes até a LMG 808 para usar outras opções. Mas atualmente a estrada está às escuras por causa do roubo de cabos na região. Situação que dificulta ainda mais a vida dos moradores da região que precisam andar em grupos para evitar os constantes assaltos na estrada escura.

Contraponto Prefeitura de Contagem

Em nota, a Prefeitura de Contagem, por meio da Transcon, informou que análises e negociações sobre a melhoria do quadro de horários da linha junto ao consórcio operador, encontram-se em andamento. As mudanças serão comunicadas à comunidade.
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br