Foto: Luci Sallum/PMC
Segundo o Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais - DER-MG faltam cerca de 40% da obra da bacia de detenção para ser executada. As intervenções foram retomadas recentemente e a prefeita de Contagem, Marília Campos (PT), visitou o canteiro de obras para fiscalizar.
A expectativa do DER-MG é que a intervenção da Rio Volga seja concluída até o final do primeiro semestre de 2023. Mas o projeto completo, incorporando a bacia na região da Toshiba e o canal próximo à Vila Samag, deve ser finalizado até o segundo semestre de 2024.
A construção da bacia de contenção e da galeria de macrodrenagem da rua Rio Volga faz parte de um pacote de obras de infraestrutura sob responsabilidade do DER-MG, que inclui a execução de um canal duplicado nas avenidas Francisco Firmo de Mattos e David Sarnoff, e de outra bacia, próxima à empresa Toshiba.
Segundo a Prefeitura de Contagem, os valores totais investidos giram em torno de R$ 124 milhões, com financiamento junto à Caixa Econômica Federal, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento - PAC, agregado ao aporte feito por Contagem, de R$ 27,8 milhões.
A obra da Rio Volga inclui ainda, a urbanização do entorno com a reconstrução da praça de lazer e esportes, e a construção de uma pista de skate.
De acordo com a Subsecretaria de Manutenção de Contagem, além das intervenções no encontro da avenida Francisco Firmo de Matos com rua Rio Pará, a obra prevê o alargamento da pista, serviços de terraplenagem, melhorias na estrutura do pavimento, além de obras de drenagem da via, meio-fio, sarjeta e sinalização horizontal e vertical.
A obra para prevenção das constantes enchentes na região já dura cerca de seis anos e incomoda moradores e comerciantes do entorno. Além disso, especialistas e ambientalistas afirmam, que a obra não evitará as enchentes, porque parte do córrego canalizado, não deixar de transbordar mesmo com a bacia de detenção.
Link relacionado
Convênio das obras contra enchentes em BH e Contagem é assinada com o Governo de Minas