Foto: Divulgação PMC
Iniciou nesta quinta-feira (8), o cadastro para o Projeto de Esterilização de Animais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente - Semad, que tem o objetivo de castrar cerca de 400 animais, entre cães e gatos, para controle populacional no município.
Segundo a Semad, serão atendidos, prioritariamente, animais resgatados por protetores, aqueles cuidados nas ruas pelas comunidades, os cães comunitários e os bichos mantidos por acumuladores.
As solicitações feitas através deste formulário serão avaliadas e, se aceitas, o solicitante receberá um e-mail com os dados referentes ao agendamento da castração. O prazo de espera poderá variar de acordo com a demanda.
No dia agendado para a cirurgia de esterilização, é obrigatória a apresentação de documento de identidade com foto e comprovante de residência (IPTU, CEMIG, COPASA) em seu nome.

Faça o cadastro clicando aqui.
UVZ recebe testes de leishmaniose
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde - SMS, a Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses - UVZ recebeu um quantitativo de testes de leishmaniose para atendimento de demandas de casos específicos, como acumuladores e maus-tratos. Para atendimento geral, o município ainda não recebeu testes.
A SMS explicou que no teste de triagem, os animais com doença de carrapato podem testar positivo para leishmaniose, mas que nenhum animal é considerado positivo sem a realização do exame de contraprova.
Os animais positivos para leishmaniose são eutanasiados ou sacrificados, caso o tutor não assuma o tratamento.
Recentemente, a Fiscalização Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável - Semad e da Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses realizaram apuração de maus-tratos no bairro Inconfidentes.
A UVZ explicou que fez a testagem e castração dos animais, mas não foi possível fazer o recolhimento dos bichos por falta de espaço na unidade.