Data de publicação: 12-09-2022 20:11:00 - Última alteração: 12-09-2022 20:15:02

Arte de Eugênia no Museu Nair Mendes Moreira

Jornal Diário de Contagem On-Line

Foto: Janine Moraes/PMC

 

A artista Eugênia França, vai expor pela primeira vez seu trabalho em Contagem até 11 de outubro. Intitulada “Em nome das rosas”, a mostra traz ao Museu Histórico de Contagem, a reflexão sobre a violência contra a mulher. A exposição é gratuita, sem necessidade de agendamento, de segunda à sexta-feira, das 9h às 16h.

 

Nascida em Patos de Minas, em 1970, Eugênia França escolheu Contagem para viver e trabalhar. É formada em artes plásticas e em serviço social, em 2022, a artista foi uma das vencedoras do Prêmio Pipa Online, um dos principais de artes visuais no Brasil.

 

Eugênia participou de diversas exposições na galeria do BDMG Cultural, Museu de Arte de Blumenau - MAB, Museu de Arte Contemporânea do Mato Grosso do Sul - Marco e Pinacoteca de Maceió-AL. 

 

A artista também esteve presente nas mostras coletivas em Guarulhos (SP), Brasília (DF), Toronto (Canadá) e Casa Uma de Cultura, em Belo Horizonte. Eugênia também é autora do livro “Nós Outros e Eu Mesma: Transformar o barro em cerâmica expressiva para refletir sobre as relações humanas na sociedade contemporânea” (2016). 

 


 

Eugênia França trabalha com desenhos, cerâmica e objetos, mas considera a pintura a sua linguagem principal. As obras são resultado de sua vivência profissional no contato com a violência doméstica contra mulheres, crianças e idosos.      

 

“Eu investigo as contradições e as ambiguidades humanas, sobretudo intolerâncias e violências relacionadas à desigualdade de forças e de gênero. Tudo isso é algo que se relaciona à minha outra ocupação, que é de assistente social. Vejo questões relacionadas à violência contra a mulher, abuso sexual infantil, abandono. Então é uma espécie de fusão de tudo que vejo, ouço, entendo e sinto”, explicou.

 

Serviço:

 

Exposição “Em nome das rosas” de Eugênia França

De 12/09 a 11/10, segunda à sexta-feira, das 9h às 16h, 

Casa da Cultura Nair Mendes Moreira – Museu Histórico de Contagem (praça Vereador Josias Belém, 01 – Sede)

Exposição gratuita, sem necessidade de agendamento.

Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br