Foto: Google Maps
O Cemei Jardim Eldorado, em Contagem, interrompeu as atividades e fechou as portas na quinta-feira (22), após a visita de técnicos da Secretaria Municipal de Educação, que constataram a necessidade de reformas urgentes.
Em março deste ano, a prefeita Marília Campos visitou o Cemei Jardim Eldorado – Vila Marimbondo, acompanhada da secretária de Educação, Telma Fernanda Ribeiro, quando foi recebida pela diretora da unidade, Norma Gomes da Silva Lage.
Na ocasião, ficou constatada a necessidade de manutenções e reformas a serem feitas. A troca do piso, o nivelamento na área do parquinho e a troca do telhado, que durante o período de chuvas, sofre com as infiltrações. As obras foram prometidas para o primeiro semestre.
A unidade atende 200 crianças de 3 a 5 anos, mas o Cemei Jardim Eldorado tem capacidade para receber até 255 alunos e crianças de 4 e 5 anos.

Foto: Janine Moraes/PMC
Pais apreensivos
Vídeos enviados aos pais mostram água escorrendo pelas paredes do prédio durante a primeira chuva da temporada que caiu na última semana na região metropolitana. Até essa segunda-feira (26), os pais ainda não sabiam o destino dos filhos depois da interdição do Cemei.
Em nota, a Prefeitura de Contagem justificou que a obra vai durar quatro meses e que um novo local será providenciado para alocar o Cemei, até o término do ano letivo. Não foi informado quando as atividades serão retomadas. Mas foi garantido que o ano letivo de 2023 terá início na sede do Cemei Jardim Eldorado - Vila Marimbondo, devidamente reformada.

Foto: Janine Moraes/PMC
Nota
A Secretaria Municipal de Educação, por meio da área técnica responsável pelas demandas de infraestrutura, realizou levantamentos em todas as escolas que compõem a Rede Municipal de Ensino, a fim de apurar as necessidades de intervenções nas estruturas dos prédios escolares. O diagnóstico acerca das benfeitorias necessárias ao Cemei Jardim Eldorado foi realizado e contemplará todos os itens indispensáveis ao bom funcionamento da unidade.
Atualmente, o Cemei está preparando a mudança da rotina escolar para um local seguro, de forma temporária, até a conclusão dos trabalhos de reparação. Todos os esforços estão sendo empenhados para garantir que o novo local seja na região, respeitando a distância para deslocamento a pé. A gestão das obras de manutenção será realizada pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos, cuja previsão estimada gira em torno de 120 dias.
Assim, a expectativa é que no próximo ano letivo, o Cemei Jardim Eldorado volte a funcionar em sua sede, totalmente revitalizada e segura, ampliando o bem-estar dos estudantes, servidores e da comunidade escolar.