Fotos: Fhemig / Divulgação
Depois da suspensão por causa da pandemia do Covi-19, o curso “Casal Grávido'' volta a ser realizado para esclarecer dúvidas em relação ao parto e à amamentação dos recém nascidos. Segundo a direção, serão mais quatro cursos ainda este ano.
O curso 'Casal Grávido', promovido pela Maternidade Odete Valadares (MOV), que faz parte da rede Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), disponibiliza uma equipe multiprofissional da maternidade, formada por médicos e enfermeiros obstetras, doulas e profissionais do banco de leite, que recebem e passam as orientações para
gestantes a partir da 30ª semana.
Segundo a coordenadora técnica e referência técnica de enfermagem da MOV, Cíntia Costa, nos cursos “são reunidas 15 a 20 pessoas para conversar sobre parto, cuidados com bebê, amamentação, entre outros assuntos relacionados”, explicou uma das idealizadoras do curso “Casal Grávido''.

Já a mamãe Lady Helen de Souza, que está na terceira gestação, desta vez de gêmeos, disse que ainda tinha dúvidas. Ela participou da primeira turma, no início de outubro, quando relatou que tinha muito receio em relação à amamentação.
“Nas duas primeiras gestações, não amamentei, optei por dar a fórmula direto. Após participar do curso, pude entender sobre a forma de ensinar o bebê a fazer a pega correta do seio. Foi tudo muito bem explicado pela equipe. Agora quero tentar amamentar meus filhos”, contou.
Para a residente de enfermagem da MOV, uma das organizadoras e ministrantes do “Casal Grávido”, Angélica Castro, o curso é importante para promover a educação em saúde e propôr um ambiente agradável, onde as gestantes se sintam acolhidas. “As mamães têm a oportunidade de trocar experiências para se sentirem mais seguras e preparadas para o momento do parto”, afirmou.
Inscrições
Próximas turmas: 9 e 23/12 e 7 e 21/12.
As inscrições podem ser feitas pelo tel: (31) 3389-6013 ou na recepção do pré-natal da Maternidade Odete Valadares.