Fotos: Robson Rodrigues
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde - SMS serão trocados cerca de dois mil computadores das unidades de saúde até o fim deste ano e o sistema de prontuário eletrônico será instalado gradualmente. Mas a prefeitura não informou quando o sistema estará em pleno funcionamento.
A SMS pretende melhorar a qualidade do atendimento nas Unidades Básicas de Saúde – UBSs da cidade, com a troca das máquinas obsoletas utilizadas atualmente. A ideia é melhorar o trabalho dos profissionais de saúde e assim, dar mais agilidade durante os atendimentos na Rede SUS Contagem.
Ainda segundo a secretaria, o novo sistema vai possibilitar que todas as unidades de saúde, básicas e especializadas, tenham acesso ao histórico médico completo dos pacientes. As UBSs serão as primeiras a receberem o prontuário eletrônico, em seguida a Rede de Atenção à Saúde, como as farmácias e os centros de consultas especializadas.
Para a gerente-geral da UBS São Judas Tadeu, Bárbara Barcelos, “a implantação do prontuário eletrônico será um grande benefício para os usuários e também para os servidores públicos, que terão um sistema eficiente e completo”, disse.
Prontuário em papel
Atualmente, todo o trabalho é feito manualmente, prescrever receitas médicas, marcação de exames, entre outros. Isto é, os médicos especialistas não têm as informações dos clínicos das UBSs e vice-versa.
Os prontuários ficam em envelopes arquivados em prateleiras organizadas pelos endereços das famílias. Quando os pacientes mudam de endereços, os prontuários precisam ser transferidos, acontecem extravios, perdas de informações preciosas e fundamentais para a saúde da população. Em caso de incêndio, todas as informações também correm o risco de se perder para sempre.

Serviço Social Autônomo
Mas nas cinco Unidades de Pronto Atendimento - UPAs e no Complexo Hospitalar que inclui o Hospital Municipal e o Centro Materno Infantil, as informações médicas estão mais seguras.
O Serviço Social Autônomo que administra estas unidades de saúde já utiliza um sistema de prontuário eletrônico herdado do Instituto de Gestão Humanizada - IGH que foi substituído pelo atual governo municipal. Mas as informações não são compartilhadas com as Unidades Básicas de Saúde – UBSs.
Prontuário eletrônico
Quando o prontuário eletrônico for instalado em toda a Rede, será possível armazenar todas as informações clínicas, prescrições de medicamentos, emissão de documentos, solicitações de exames e também os registros de anamneses, que são as entrevistas feitas pelos médicos em consultório, com o objetivo de identificar os sintomas dos pacientes para se chegar ao diagnóstico das doenças dos pacientes.
O sistema permite também, fazer os encaminhamentos dos pacientes para os demais pontos da Rede de Atenção à Saúde e o acesso mais rápido aos problemas de saúde, assim como os procedimentos realizados.
Segundo a SMS, o registro clínico do usuário contido no prontuário eletrônico será o principal meio de transmissão das informações entre os membros da equipe multiprofissional que presta o atendimento na Rede SUS Contagem.
Os prontuários eletrônicos permitem praticidade e agilidade nos atendimentos, aumento de produtividade, armazenamento seguro do histórico dos pacientes, registro de resultados de exames, conferência de liberação de consultas, registros de prescrições médicas, dentre outros.